Os alunos do Colégio da Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR) tiveram destaque em quatro competições acadêmicas nacionais, conquistando ao todo 16 medalhas para a instituição. O resultado comprova a qualidade do ensino ofertado na unidade escolar e a dedicação de alunos e professores mesmo em um ano de pandemia.
Os representantes do CAp foram premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2020), na Mostra Brasileira de Foguetes Real e Virtual (MOBFOG 2020) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2020). Nesta quarta- feira (24), os alunos receberam suas medalhas.
Para André Oyama, medalhista em todas as competições, a premiação representa a evolução do método educacional no Brasil. Conforme diz, “a OBA é extremamente importante para que os alunos interessados nos estudos de Astronomia e Astronáutica possam aprofundar seus conhecimentos e desenvolver as habilidades mais específicas. Além de tudo é uma grande motivação para os medalhistas serem premiados por fazerem algo que gostam”.
Premiado em três das quatro competições, o estudante Paulo Daniel Araújo Bezerra afirma que participar deste tipo de evento é um estímulo para os alunos. “A OBA e a MOBFOG representam muito para o estudante, principalmente para aqueles que se interessam pela astronomia e astronáutica, uma vez que incentivam o aluno a aprimorar o conhecimento com as competições e premiações. É uma honra imensa participar de tudo isso”, afirma.
O professor Ronaldo Cunha foi o responsável por orientar os alunos nas competições. Ele afirma que a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes são importantes para o ensino e aprendizagem do aluno, pois desenvolve o interesse pela Fisica, ciência, tecnologia, astronomia, astronáutica. “O Colégio de Aplicação da UFRR nos últimos anos sempre se destacou com seus alunos sendo medalhistas e participando das Jornadas espaciais em São José dos Campos – SP e Jornada de Foguetes na Barra do Piraí (RJ)”, relata.
Com informações da UFRR