Inovação e Tech

Folha BV integra produto do Google que fomenta produção jornalística

Iniciativa se destaca pela valorização do jornalismo regional e incentivo a veículos de menor porte

Durante a pandemia, em um contexto no qual a informação de qualidade se tornou ainda mais fundamental, o Google, um dos maiores financiadores do jornalismo no mundo, consolidou seu compromisso de apoiar o acesso a conteúdo de qualidade.

Com a ferramenta Google Destaques, da qual a FolhaBV é participante, a empresa tem ajudado a dar voz a diferentes perspectivas sobre temas cotidianos, dando notoriedade a conteúdo produzido por redações menores e com conteúdos regionais e locais. 

Lançado em outubro de 2020, o Google paga a veículos de jornalismo pela curadoria e licenciamento de conteúdo para que eles possam trazer sua voz e seleção aos produtos de notícias da empresa, apoiadas por um investimento total de US$ 1 bilhão no Brasil e outros nove países.

A diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina, Andrea Fornes, destacou que o Google Destaques gera benefícios para as duas pontas: os usuários ganham conteúdo selecionado, e passam a ter acesso também a artigos cujo acesso seria apenas para assinantes; já os veículos ganham tráfego, engajamento, e fonte de receita, ajuda fundamental, sobretudo em um momento de muita incerteza como o início da pandemia. 

Ela destacou ainda que entre os mais de 800 parceiros, a ferramenta conta desde grandes veículos, de alcance local, até os que produzem conteúdo local, como é o caso da Folha de Boa Vista. “A gente está tentando ter um conteúdo bem diverso e bem inclusivo. Com a pandemia, o conteúdo local se tornou ainda mais relevante, porque as pessoas queriam saber questões que impactam diretamente.  Então a ferramenta tem parceiros grandes, médios, e os mais focados no conteúdo local”, pontuou.

Impactos da pandemia na comunicação


Entre os mais de 45 veículos parceiros do Google no Brasil, estão produtores de conteúdo de abrangência nacional e veículos com produção regional e local, como é o caso da Folha de Boa Vista. (Foto: Diane Sampaio)

O estudo “Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”, elaborado em conjunto pela Resultados Digitais, Endeavor, e Pequenas Empresas Grandes Negócios, apontou que 73% das agências de comunicação sofreram impacto negativo em suas receitas durante a pandemia e, do total de respondentes, quase metade teve diminuição em 20% ou mais do faturamento. Essa crise afeta diretamente os veículos de comunicação, pela queda de investimento em publicidade. 

Para o diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo Folha BV, Alberto Cruz, este contexto evidencia a importância do aporte do Google, que se tornou fundamental para este momento de crise. “A contribuição através de assinaturas e o licenciamento de conteúdo regional para grandes plataformas se tornou uma saída importante neste momento de retração do mercado, principalmente pelo apoio a veículos locais.” 

Alberto Cruz enfatizou que a credibilidade e a identificação regional são diferenciais da FolhaBV no meio digital. “O mérito da Folha BV nesta parceria é ser referência não só em acesso, mas em produção de conteúdo regional e de credibilidade”. 

Para o diretor, produtos como o Google Destaques ajudam a gerar uma coexistência e colaboração no universo de produção de conteúdos digitais. Ele avaliou que a política é mais eficiente que outras iniciativas similares como a do Facebook, por exemplo. 

Destaques


Ferramenta Google Destaques vista pelo desktop (Foto: Reprodução)

O Google Destaques está disponível para usuários que acessam o Google Notícias pelo navegador no desktop ou dispositivos móveis, no aplicativo do Google Notícias (iOS e Android) e no Discover (disponível nos aplicativos Google ou na tela inicial à esquerda nos dispositivos Android). 

Diferente dos outros produtos, o Destaques funciona a partir das escolhas editoriais de cada publicação. Desta forma, o conteúdo disponibilizado aos leitores passa por uma curadoria dos próprios editores antes de ser listado na forma de “painéis”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.