INTERNET RÁPIDA

Mais 8 municípios de Roraima estão aptos a receber o 5G; saiba quais

Cidades somam 127.158 habitantes. Estado passará a ter cobertura total da tecnologia que proporciona internet móvel até 20 vezes mais rápida

Tecnologia 5G ainda não será instalada imediatamente nessas cidades (Foto: Reprodução/Freepik)
Tecnologia 5G ainda não será instalada imediatamente nessas cidades (Foto: Reprodução/Freepik)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), tornou aptos mais oito municípios de Roraima a ativarem o sinal 5G a partir de segunda-feira (23). As cidades somam 127.158 habitantes.

Com isso, o Estado passará a ter cobertura total da tecnologia que proporciona internet móvel até 20 vezes mais rápida que a do 4G. A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas imediatamente nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Os municípios beneficiados são: Caracaraí, Caroebe, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã

“Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Limpeza da Faixa de 3,5GHz

A Anatel liberou a faixa de 3,5 GHz, necessária para a implementação da quinta geração de redes móveis nessas localidades, para mais 432 cidades após reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) nesta quarta-feira (18).

De acordo com o planejamento atual e o andamento das atividades de migração e desocupação da Anatel, o País chegará em junho de 2024 com 3.677 municípios liberados, representando um avanço significativo frente ao planejamento inicialmente estabelecido no Edital do 5G.