A Meta, empresa responsável por plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook, anunciou, nesta terça-feira (7), que deixará de usar o programa de checagem de fatos e adotará o sistema de “notas da comunidade”, em uma mudança que segue o exemplo do X (antigo Twitter), de Elon Musk. A medida, segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, visa resgatar a liberdade de expressão nas redes sociais, focando na redução de erros e na simplificação das políticas.
“É hora de voltar às nossas raízes em torno da liberdade de expressão. Chegamos a um ponto em que há muitos erros e muita censura. Estamos substituindo os verificadores de fatos por ‘notas da comunidade’, simplificando nossas políticas e nos concentrando na redução de erros. Estamos ansiosos por esse próximo capítulo”, afirmou Zuckerberg em vídeo divulgado no Instagram.
Zuckerberg criticou os verificadores de fatos, alegando que eles estavam “politicamente parciais demais, enfraquecendo a confiança em vez de aumentá-la”. A nova estratégia concede mais autonomia aos usuários, permitindo que eles adicionem notas explicativas às postagens, contribuindo para a moderação do conteúdo.
“Agora, nosso foco se voltará a filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor impacto, dependeremos de denúncias antes de tomar qualquer ação. Isso significa que identificaremos menos conteúdos problemáticos, mas também reduziremos a remoção errada de postagens e contas de pessoas inocentes”, explicou o CEO.
Relação com Trump para ‘enfrentar a censura’
A decisão acontece em meio ao estreitamento da relação de Zuckerberg com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O CEO expressou entusiasmo em trabalhar com Trump no próximo mandato, reforçando a importância do apoio do governo dos EUA para enfrentar a censura global.
“Vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos de todo o mundo, que visam perseguir empresas americanas e pressionam para implementar mais censura. A única maneira de combater essa tendência global é com o apoio do governo dos EUA. E é por isso que tem sido tão difícil nos últimos quatro anos, quando até mesmo o governo dos EUA pressionou pela censura”, afirmou.
Como funciona o sistema “notas da comunidade”
O sistema de “notas da comunidade” é uma ferramenta de moderação colaborativa que permite que os próprios usuários participem ativamente da avaliação e verificação do conteúdo publicado nas plataformas online.
Em vez de contar com verificadores de fatos profissionais, como no modelo anterior, as “notas da comunidade” dependem do feedback dos usuários. Eles podem adicionar informações adicionais e contextos explicativos a postagens, especialmente em conteúdos considerados polêmicos ou potencialmente enganosos.
*Com informações do Metrópoles