Street Fighter VI é a próxima geração de uma das franquias de jogos de luta mais bem-sucedidas de todos os tempos. O lançamento do game tem gerado muitas expectativas entre fãs da franquia que esperavam ansiosamente desde o lançamento do último título, em 2016.
Com novos personagens e repaginação no modo World Tour, o game promete ser mais um pilar, consolidando a liderança da franquia dentro do universo dos jogos de luta.
Uma breve história da franquia
A história de Street Fighter começa em 1987, com o primeiro título da série lançado pela Capcom exclusivamente para os arcades e reunindo um total de 24 personagens jogáveis. O lançamento do game virou febre e em pouquíssimo tempo começaram a surgir, nos EUA, pequenos campeonatos locais do game.
O segundo game da franquia, Street Fighter II, lançado em 1991, foi o título mais vendido de todos; ele inaugurou a chamada “Era de Ouro” dos games de arcade pela sua maior complexidade, gráficos mais avançados, combos baseados em movimento e golpes característicos para cada personagem.
Em 1997, surge Street Fighter III; o diferencial é que foi o primeiro título a ser rodado em plataformas fora do arcade, no caso ele podia ser jogado no console Dreamcast, da Sega. Também foi o jogo que introduziu os supercombos.
Após quase 10 anos de desenvolvimento, surge o Street Fighter IV, em 2008. Já na era dos consoles, o jogo foi liberado para todos os tipos de plataforma, incluindo PC, Android e iOS. O jogo foi amplamente aclamado e foi chamado de “o melhor de todos os tempos” pela crítica pela fluidez de movimentos e pelo uso de gráficos em 3D que não tornavam o jogo pesado, podendo ser rodado até em smartphones mais simples.
Por fim, em 2016, surge o quinto título da série, Street Fighter V. Nele, a mecânica de partidas online foi aprimorada, e um jogador agora poderia desafiar qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo para uma partida; isso possibilitou a criação de campeonatos mundiais sem que os jogadores tivessem que se deslocar para outro país.
Novidades no novo Street Fighter VI
Uma das principais novidades que podemos encontrar no novo jogo é uma melhoria no sistema de partidas online. O chamado netcode “Rollback” diminui o delay entre os comandos dos jogadores por conta das diferenças nas conexões de internet e faz com que o game “preveja” qual vai ser o movimento executado e auxilia, adiantando ou atrasando, o movimento em alguns milissegundos, para que a diferença de velocidades de conexão seja minimizada. Na prática, o jogador tem a mesma sensação de estar jogando com outra pessoa no mesmo console.
Outra novidade é a inclusão da barra “Drive”; ao acumular energia nessa barra durante a luta, o jogador pode ativá-la para que seu personagem execute combos mais poderosos ou se movimente mais rápido durante um curto período de tempo, muitas vezes usada para finalizar a luta.
E, por fim, existe o novo modo campanha, chamado de World Tour, onde o jogador cria seu próprio personagem e sai em aventuras em um mundo semiaberto para se tornar o lutador mais forte de todos, lutando contra clássicos personagens da franquia.
Depois de 7 anos de desenvolvimento, o novo título da franquia Street Fighter VI mostra como a faculdade de sistema de informação aplicada na criação de games pode criar experiências cada vez mais reais e imersivas ao conectar jogadores do mundo todo e de todas as idades, através de um jogo que surgiu há mais de 30 anos.