A moringa, também chamada de árvore da vida ou acácia branca, uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C, entre outros, que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Em Roraima, ela foi fonte de estudo da pesquisadora Karla de Lima Machado, o resultado foi o “Manual do uso de cultivo da moringa”, projeto de conclusão de curso (TCC) de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Roraima – UFRR. A obra ganhou design gráfico do artista plástico Will Cavalcante e está diponível para dowload no link.
Segundo Karla, o manual possui o intuito de levar conhecimento a respeito da moringa para a população em geral, com uma linguagem didática e ilustrações de fácil compreensão, apresenta em seu conteúdo informações para a identificação através de suas características botânicas, cultivo de mudas por meio de berçário, usos e propriedades da moringa e também é dedicado a conscientizar o leitor a identificar informações falsas.
Obra ganhou arte gráfica de Will Cavalcante (Foto: Divulgação)
“ O manual é um “instrumento de educação facilitador” servindo para auxiliar no conhecimento, de uma forma mais didática sendo indicado a todos que tenham interesse em conhecer mais a respeito da espécie” complementa.
A autora explica que todas as partes da moringa podem ser utilizadas, tanto no ramo ornamental contribuindo com o verde, quanto nos setores alimentícios, medicinal e industrial, sendo uma planta com alto potencial para as tecnologias ambientais, especialmente no tratamento de águas, já que suas sementes podem ser utilizadas no processo de clarificação de águas turvas, agindo na diminuição da turbidez e da cor aparente.
Além de Karla e William, a obra ganhou organização da professora doutora Lucília Dias Pacobahyba e da bióloga Maria Almeida.