Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Folha FM 100.3, nesse domingo (7), o superintendente de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), Marcelo Nunes, destacou os nove programas existentes atualmente, que foram criados para proporcionar mais cidadania e qualidade de vida à população do Estado.
A ALE/RR, inaugurou recentemente em setembro, a Superintendência de Programas Especiais, com a proposta de unificar e institucionalizar ações e programas que proporcionem mais acesso à toda população de Roraima. A sede funciona na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis, zona Oeste de Boa Vista.
“A Superintendência foi idealizada para contemplar de forma mais abrangente a defesa dos direitos das mulheres, idosos, imigrantes, consumidores, o apoio à família, além de promover, a aproximação do poder legislativo com população”, destacou o superintendente.
De acordo com Marcelo, com a chegada da Superintendência, programas já consagrados no atendimento ao público, como a Escolegis (Escola do Legislativo); Procon Assembleia; CAM (Centro de Apoio aos Municípios Roraimenses); Programa Fiscaliza; e a Procuradoria Especial da Mulher, cuja estrutura abriga o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), foram fortalecidos e mais novos programas e projetos sociais foram lançados.
Agora a população conta também com o Programa de Atendimento Comunitário, Programa de Defesa dos Direitos Humanos, Centro de Convivência da Juventude e Centro de Documentação e Acervo Histórico.
“Nosso maior objetivo é promover cidadania, sem ideologia partidária, sensibilizar para o poder que a cultura, a política e o lazer têm na sociedade”, argumentou Marcelo.
Atendimento Comunitário
O “Atendimento Comunitário” tem como principal meta acompanhar, instruir e sensibilizar o cidadão sobre seus diretos sociais, para que possam exercer a cidadania em defesa do bem coletivo em sua comunidade, e coordena os seguintes projetos: Centro de Apoio à Família (CAF), onde funcionam os projetos “Educação Empreendedora”, “Sou Mais”, “Maternidade Responsável” e “Acolher na Melhor Idade”; Centro de Promoção da Mulher (CPM), que abarca os projetos “Aprender e Empreender” e “Empoderamento Feminino”; e o Centro de Promoção à Saúde e Inclusão do Cidadão (CSC), onde estão incluídos os projetos “Atenção”, “Janeiro Branco”, “Despertando Talentos”, “Olhar Inclusivo” e “Ampliando Possibilidades”.
Defesa dos Direitos Humanos
Já o Programa de Defesa dos Direitos Humanos traz projetos que são conhecidos da população, como o “Capacitação Legal”, que faz parte do Centro de Apoio e Assuntos Indígenas. Ele tem o propósito de capacitar os Grupos de Seguranças Indígenas dentro das comunidades em todo o Estado de Roraima. O Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas também passou a fazer parte desta nova estrutura, com o “Educar é Prevenir”, “Prevenção sem Fronteiras” e “Mira Ellos”.
Ainda no Programa de Defesa dos Direitos Humanos, há o Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência e o Centro de Incentivo às Mulheres na Política, com o “Mulheres na Política Partidária” e “Espaço Vital”.
Centro de Documentação e Acervo Histórico
A memória do Legislativo roraimense vai ficar protegida com a criação do Centro de Documentação e Acervo Histórico, onde será possível resgatar fatos desde a época do ex-Território de Roraima, criar a Biblioteca do Poder Legislativo e o Memorial e Museu do Poder Legislativo.
Centro de Convivência da Juventude
O Centro de Convivência da Juventude, tem a missão de ofertar qualificação profissional, atividades de convivência, inclusão digital, cultura, esporte, música, empreendedorismo, assistência social, prevenção do uso de drogas, ações sociais e comunitárias, além de formação política.
Público – O atendimento será voltado para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos de idade, em situações de risco e vulnerabilidade social. São disponibilizadas modalidades como futsal, handebol, voleibol, futebol, corrida, ciclismo, confecção de pipa, capoeira, zumba, skate, artes marciais (taekwondo, judô e jiu-jitsu), além das atividades culturais de música, grafite e breakdance.
Funcionamento – As modalidades musicais em Boa Vista vão funcionar no Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, por meio de parceria com o Instituto Humaniartes, e as esportivas serão na Associação dos Empregados da Codesaima, no Pricumã. Nos demais municípios, as aulas ocorrerão na estrutura da Escolegis (Escola do Legislativo).
Como participar?
No site da Assembleia você encontra mais informações sobre os programas e os procedimentos de como participar de cada um, é só acessar: https://al.rr.leg.br/