Pela primeira vez na região Norte, cirurgias com próteses dentárias customizadas podem ser realizadas aqui no estado de Roraima. Pacientes que utilizam dentaduras ou não podem fazer implantes por conta de perda óssea na arcada dentária, têm uma nova opção para renovar o sorriso, com o método CustomLife.
A cirurgiã bucomaxilofacial, Silvana Ruiz (CRO-RR 826), é quem trouxe o procedimento que usa tecnologia de ponta para o Estado. Silvana explica que a nova técnica reduz os riscos de complicações e o tempo de pós-operatório e reabilitação.
“Os moldes são personalizados no titânio, que é um material biocompatível com o nosso osso. A cirurgia devolve a qualidade de vida dos pacientes, trazendo uma mastigação, deglutição e ingestão melhores à eles. A gente deixa de lado o enxerto ósseo e a recuperação é de 24 à 48 horas”, explica Silvana.
Para o procedimento, são solicitados exames como tomografia computadorizada e escaneamentos intrabucais, para serem feitas as próteses a partir da anatomia e arquitetura óssea da paciente, desenhadas sob medidas.
A primeira cirurgia foi realizada na última semana, a paciente Maria do Vale, de 42 anos, já havia tentado outros tipos de próteses e cirurgias mas nenhuma foi eficaz.
“Estou muito feliz, eu já tinha feito enxerto e outros implantes mas tinha perdido. Fiz esse implante e a recuperação tem sido ótima”, relata Maria.
A cirurgia de implantes é contraindicada para pacientes que fazem uso de cálcio bifosfonato, pois pode ocasionar necrose óssea.