Roraimenses migram para rede social alternativa após suspensão do X no Brasil

Bluesky, fundado por cofundador do antigo Twitter, registrou mais de 2,6 milhões de usuários novos na plataforma; 85% deles são brasileiros

Aplicativo Bluesky virou a principal alternativa para usuários do X no Brasil (Foto: Leandro de Sousa/FolhaBV)
Aplicativo Bluesky virou a principal alternativa para usuários do X no Brasil (Foto: Leandro de Sousa/FolhaBV)

Com a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, alguns jovens roraimenses migraram para outras redes sociais que tem funcionalidades parecidas. Uma das mais procuradas é o Bluesky, fundado por Jack Dorsey, cofundador do próprio Twitter, que nos últimos dias registrou mais de 2,6 milhões de usuários novos na plataforma e apontou que 85% deles são brasileiros.

O acadêmico de Direito Aldryn Xavier, de 20 anos, relatou que buscou pela nova rede social pela necessidade de acessar os conteúdos de seu interesse rapidamente. “O que me fez migrar também foi a vontade de comentar esses assuntos com meus amigos, de uma forma mais imediata”, explicou o jovem.

Comunidade no Bluesky que salva post antigos do Twitter (Fonte: Reprodução/Bluesky)

As funcionalidades do Bluesky são similares ao antigo Twitter, como a possibilidade visualizar as publicações na linha do tempo e a pesquisa de perfis dentro da plataforma. Pelo fato da rede social ser criada em código aberto, seu diferencial em relação às outras mídias está na integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos.

O estudante Igor Paulino, 20, relatou que o aplicativo cumpre com a proposta de ser parecido com uma versão antiga do X, mas por estar em estágio inicial e faltar alguns recursos, ele sente que está temporariamente na nova plataforma. “Sim, acho legal uma proposta de trazer um aplicativo para bater de frente com o X, mas ainda sinto que outros, e eu mesmo, estamos dependentes dele”, relatou.

Não é a mesma coisa do twitter, mas é oq tá tendo 💔

Kets🌺 (@ketsensouza.bsky.social) 2024-09-05T12:46:07.957Z
Usuários comparam Bluesky com o antigo Twitter (Fonte: Reprodução/Bluesky)

Leia a Folha Impressa de hoje