TELEVISÃO

Saiba se você tem direito à antena parabólica digital gratuita; em RR, 80% já 'aposentaram' analógica

Descubra como solicitar o serviço e entenda por que telespectador deve fazer a troca, e quais são os maiores benefícios da nova tecnologia

Antena parabólica antiga e a digital (Foto: Siga Antenado)
Antena parabólica antiga e a digital (Foto: Siga Antenado)

O sinal da antena parabólica analógica em Roraima está previsto para ser desligado em 2025. Portanto, quem tem o serviço não deve perder tempo e pode solicitar, o quanto antes, a troca pela digital, informou o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra.

Segundo ele, apenas em Roraima, mais de 80% do universo de mais de 15 mil famílias roraimenses com direito ao kit (composto por antena de 90 centímetros de diâmetro, cabo e receptor digital) e à instalação gratuitos já aposentaram a antiga parabólica. A marca coloca o Estado no topo do ranking nacional, bem acima do percentual médio brasileiro de 35%.

A instalação é feita por técnicos da Siga Antenado, entidade administradora da faixa de frequência 3,5 GHz, não governamental e sem fins lucrativos, criada pela Anatel (Agência Nacional de Telefonia) para implantar a internet 5G no Brasil. O grupo é formado pelas operadoras Claro, Tim, e Vivo, vencedoras do leilão do 5G.

Leandro Guerra explica que o novo padrão de sinal para redes móveis e banda larga vai usar a mesma faixa de frequência, conhecida como banda C, atualmente usada para transmitir o sinal de televisão aberta às antenas parabólicas convencionais. “Então, pra evitar qualquer tipo de interferência ou mesmo interrupção do sinal da parabólica, é necessário efetuar essa troca. É justamente pra evitar qualquer tipo de interrupção ou ruído no sinal da sua televisão”, afirmou.

A Siga Antenado começou a trocar as antenas em 2022 pelas capitais. Atualmente, moradores dos 15 municípios de Roraima estão aptos a solicitar o serviço gratuito, por meio dos seguintes canais: o telefone 0800 729 2404 e o site www.sigaantenado.com.br. O requisito para não pagar nada é ser beneficiário de algum programa social federal e ter a antena parabólica analógica.

“Se a pessoa for beneficiada do Cadastro Único [CadÚnico] e tiver recebendo o sinal pela TV parabólica convencional, ela pode entrar em contato conosco”, explicou Guerra. “A pessoa entra em contato conosco, a secretária verifica se ela tem direito a receber a instalação desse kit gratuito, informa o CPF, o NIS, que é o Número de Inscrição Social. E assim a Siga Antenado faz o agendamento pra que seja instalada a nova antena da nova antena parabólica digital”.

Os principais benefícios da nova parabólica são: imagem e som de alta qualidade; e maior quantidade de canais. “Independentemente do tipo de TV, se uma TV mais moderna, tela plana, por exemplo, ou uma antiga como uma TV de tubo, o telespectador vai perceber a melhoria de qualquer jeito”, pontuou Guerra.

“Quem utiliza a parabólica convencional, que faça essa troca, independente se é do Cadastro Único ou não, efetue essa troca o quanto antes pra evitar qualquer tipo de transtorno, com a interrupção do sinal na parabólica convencional”, alertou.