Não é novidade que os smartphones se tornaram indispensáveis no cotidiano das pessoas, pois estão presentes em praticamente todas as situações: uma pesquisa, busca por notícias, registros bancários, uso de aplicativos de transportes, músicas, filmes, contatos com amigos, etc. A lista não tem fim. Com eles, é possível fazer quase tudo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Comscore, em 2020, o Brasil é o país mais influenciado por conteúdos de redes sociais no mundo, ultrapassando China, Estados Unidos e Índia, com um índice de 97%. Além disso, também somos o país que mais utiliza os aparelhos – cerca de 5,4 horas diárias –, de acordo com relatório da App Annie Intelligence.
Dessa forma, vale redobrar a atenção para tudo o que é acessado e como os celulares estão sendo utilizados, evitando todos os possíveis perigos desta era digital.
Os golpes aplicados tentam enganar as pessoas para que entreguem informações e dados privados. Porém algumas técnicas simples funcionam e podem ser utilizadas por todos.
Alguns aparelhos iOS, como o iPhone 11, por exemplo, recebem constantes atualizações, permitindo que os usuários tenham mais segurança durante o uso. É importante sempre checar as necessidades de atualização dos aplicativos, pois alguns apresentam termos de confidencialidade que podem te deixar exposto, no caso de falhas.
Além disso, esteja sempre atento para bloquear o aparelho quando não estiver utilizando, e, sempre que possível, programe a opção de autenticação em dois fatores – um recurso oferecido que acrescenta uma camada adicional de segurança para processos de login.
Senhas com datas de aniversário, nomes de familiares ou sequências numéricas também não são recomendadas. Utilize uma quantidade maior de caracteres, intercale letras maiúsculas com minúsculas, acrescente números e sinais.
Um dos golpes mais famosos é o envio de mensagens pedindo informações pessoais ou download de arquivos; por isso, preste atenção aos contatos não solicitados. Se for de alguma instituição, entre em contato por telefone para certificar a autenticidade. Os bancos, por exemplo, nunca enviam SMS pedindo dados ou enviando links, além de sempre utilizarem short codes para os envios de mensagens.
Especialistas em segurança da informação recomendam a utilização de dois aparelhos celulares: um para deixar em casa, com todas as informações importantes, como contas de bancos, documentos e senhas, e outro aparelho para atividades mais simples e rotineiras, como utilização das redes sociais. Dessa forma, em caso de furto, as dificuldades serão menores e muitos problemas serão evitados.