
O WhatsApp acaba de lançar uma nova funcionalidade que promete transformar a maneira como os usuários interagem com mensagens de voz: o recurso de transcrição de mensagens de voz. Agora, é possível converter os áudios recebidos em texto, facilitando a vida de quem prefere ou precisa ler ao invés de ouvir.
Como funciona a transcrição de mensagens de voz
A novidade permite que mensagens de voz sejam convertidas em texto diretamente no dispositivo do usuário. A transcrição não é visível para quem enviou o áudio, mantendo a privacidade da conversa.
O WhatsApp garante que todo o processo ocorre de forma segura: as mensagens continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta, o que significa que nem mesmo a plataforma tem acesso ao conteúdo dos áudios ou das transcrições.
Como ativar o recurso
Por padrão, a transcrição está desativada. Para ativá-la, o usuário deve seguir os seguintes passos:
Abrir o WhatsApp e tocar em Configurações;
Selecionar a opção Conversas;
Ativar Transcrição de mensagens de voz;
Escolher o idioma desejado (disponível atualmente em português, inglês, espanhol e russo);
Tocar em Configurar agora ou aguardar por uma conexão Wi-Fi.
O idioma das transcrições pode ser alterado a qualquer momento, mas vale lembrar que se o recurso for desativado, a configuração do idioma será redefinida.
Como usar
Com o recurso ativado, basta tocar e segurar uma mensagem de voz, acessar o ícone de mais opções e selecionar Transcrever. Também é possível visualizar a transcrição completa tocando no menu da mensagem de voz.
No entanto, a transcrição pode demorar alguns instantes para ser gerada e, em alguns casos, o aviso “Transcrição indisponível” poderá aparecer. Isso pode ocorrer quando:
O idioma da mensagem não corresponde ao idioma configurado para a transcrição;