Um avião comercial da Azerbaijan Airlines com 62 passageiros e cinco tripulantes a bordo caiu na manhã desta quarta-feira (25) na cidade de Aktau, no Cazaquistão. Até a o momento, foram contabilizados 42 mortos e 28 pessoas foram resgatadas, das quais 25 já estão hospitalizadas, segundo informações do Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão.
A companhia aérea confirmou o número total de ocupantes por meio de um comunicado publicado no Instagram. Entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos, conforme dados do Ministério dos Transportes do Cazaquistão.
De acordo com a Azerbaijan Airlines, nenhuma criança estava a bordo. A empresa informou que “os sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que mantém contato com as autoridades cazaques para providenciar suporte operacional e acompanhar o trabalho das equipes de resgate.
Momento da queda
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a aeronave perdendo altitude com o trem de pouso aberto antes de colidir com o solo. Após o impacto, o avião explodiu.
A companhia aérea relatou, em um comunicado inicial, que a aeronave tentou realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau. Informações preliminares apontam que uma colisão com pássaros fez o avião perder o controle.
Fabricado no Brasil
O Embraer 190, de matrícula J2-8243, foi fabricado no Brasil e tinha como rota inicial a viagem entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grósnia, na Rússia. Com capacidade para até 114 pessoas, o modelo é utilizado em rotas regionais e internacionais de curta distância.