Avião explode e deixa 179 mortos na Coreia do Sul

Autoridades acreditam que uma falha no trem de pouso ocorrida devido à colisão com pássaros pode ter causado o acidente

Apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente (Foto: Jung Yeon Je/AFP)
Apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente (Foto: Jung Yeon Je/AFP)

Um acidente aéreo no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, deixou 179 mortos. O voo Boeing 737-800 operado pela Jeju Air tinha 181 pessoas a bordo, sendo 175 passageiros e seis integrantes da tripulação. A tragédia aconteceu na manhã deste domingo (29), no horário local, e na noite desse sábado (28), no horário do Brasil.

A aeronave saiu de Bangkok, na Tailândia. Ao tentar pousar, a aeronave saiu da pista, bateu em uma mureta e pegou fogo no solo. No total, 179 pessoas morreram e duas pessoas foram resgatadas com vida. Os mortos têm entre três e 78 anos.

Autoridades acreditam que uma falha no trem de pouso ocorrida devido à colisão com pássaros pode ter causado o acidente. O Ministério dos Transportes sul-coreano afirmou ter alertado a tripulação, pela torre de controle, sobre o risco de colisão com aves antes de tentar pousar.

O diretor de política de aviação do Ministério de Terras, Infraestrutura e Transportes, Ju Jong-wan, disse à imprensa que as caixas-pretas do avião foram recuperadas, o que deve auxiliar nas investigações. O governo coreano criou gabinete de emergência para tratar do acidente e decretou luto de sete dias.