O ditador venezuelano Nicolás Maduro está disposto a anexar Roraima à Venezuela para cumprir um acordo firmado sete anos atrás com a presidente cassada Dilma Rousseff (PT)? O território do Estado será repassado ao domínio do Irã? O Boatos.org, um dos principais sites de checagem do Brasil, buscou responder as perguntas e chegou à conclusão de que a informação é completamente falsa.
A fake news
Em meio à tensão entre Maduro e o atual presidente brasileiro Lula em razão do veto do Brasil à entrada da Venezuela no bloco econômico Brics, começou a circular um texto, sem autoria e repleto de erros ortográficos, o qual sugere que essa briga seria uma “farsa” e explica como Roraima se insere no conflito:
“*Guerra:*
*Brasil X Venezuela*
Como a mídia não mostra, fique sabendo agora o que está acontecendo na *Fronteira do Brasil HOJE, 05/11/2024:*
*1ª PARTE*
A briga entre Lula e Maduro é uma farsa, mas essa briga vai derrubar o Lula.
Essa briga é porque o Maduro tá cobrando uma dívida, um acordo. O Celso Amorim garantiu o voto pra Venezuela entrar para o Briks. Mas, quando estava lá na China ele, Celso Amorin, foi pressionado pela França pra não deixar a Venezuela entrar.
Porém a França apoia o Maduro em que ele “venha buscar aquilo que lhe foi prometido” aqui no Brasil. Pasmem: *“O TERRITÓTIO DE RORAIMA”.* Por isso é certo que virá uma *GLO. CERTEZA!* (talvez só no estado de Roraima, talvez no país inteiro).
Quando a Dilma estava no governo, a uns 7 anos mais ou menos, e ela ia levar o pé na bunda, ela procurou os militares, que na época era liderado pelo Vilas Boas. Este lhe deu um esporro e não quis fazer nada. A segunda alternativa dela, foi fazer um acordo com Venezuela, Bolovia e Colômbia. E que esses três países enviariam seus militares e suas armas, para protegê-la de ser retirada do governo. A Venezuela cobriu financeiramente esse acordo da Dilma com esses países (porque só fariam mediante pagamento). Em troca, seria dado ao Maduro o território de Roraima. Isso, a 7 anos atrás. Ela foi tirada do governo, ninguém defendeu ela mas… o Maduro tinha pago tudo.
O tempo foi passando, o acordo foi firmado e agora que chegou a oportunidade do Maduro entrar pro Briks (Celso amorin disse pro Maduro que aí ele iria pra baixo das asas do Putin e assim, se livraria da perseguição do Trump, mas em troca ele desistiria de Roraima. *Só que ele não desistiu, porque já tinha negociado Roraima com o Irã.* Maduro receberia e daria Roraima pro Irã (por isso os navios iranianos estavam por aqui a 2 anos atrás, por isso o Irã tava abastecendo o Maduro de armas, mísseis, etc). No acordo, Maduro daria Roraima pro Irã, em troca de ajudarem ele a ficar no poder,“
Por que é mentira?
Conforme checagem do Boatos.org, não há nenhum indício de que Brasil e Venezuela estejam à beira de um conflito armado, tendo em vista que nenhuma declaração de líderes ou ação oficial dos governos dos dois países sinaliza qualquer intenção nesse sentido.
Além disso, o site enfatiza que a Constituição e as leis internacionais não permitem a anexação de territórios de países soberanos, e que a alegação de que Roraima seria anexado ou cedida à Venezuela não tem qualquer base jurídica ou diplomática. Ademais, não consta qualquer sinalização por parte da Venezuela da tal “invasão”.
Por fim, completa o Boatos.org. não há qualquer evidência de um plano de Maduro de “doar” Roraima ao Irã. “Não consta nada em fontes confiáveis e tudo não passa de mais uma fake news que insiste em circular na internet”, finalizou.