Furacão Milton pode se tornar ainda mais perigoso ao atingir costa oeste da Flórida

Região em vermelho é a mais afetada pelo fenômeno — Foto: Reprodução/Fox News
Região em vermelho é a mais afetada pelo fenômeno — Foto: Reprodução/Fox News

Informações da Fox News apontam que Furacão Milton enfraqueceu ligeiramente, mas que ainda está se expandindo, com a expectativa de que se torne um furacão ainda mais perigoso quando atingir a costa oeste da Flórida.

Às 14h desta quarta-feira, o Furacão Milton estava localizado em 26,3°N e 84,0°O, aproximadamente 240 quilômetros a sudoeste de Tampa, cidade cuja prefeita, nesta terça-feira, alertou aos moradores sobre o risco de morte, caso não evacuassem a região.

Ainda era uma tempestade de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 209 km/h, apenas 1,6 km/h acima de um furacão de categoria 3, que estava se movendo na direção norte-nordeste a 26 km/h.

Onde o Furacão Milton vai atingir a costa?

De acordo com O Centro Nacional de Furacões (National Hurricane Center), não é possível prever o local exato do impacto de Milton, especialmente se o furacão oscilar ao longo do dia e até a noite de quarta-feira. Espera-se que Milton mude de direção para nordeste na noite de quarta-feira.

Meteorologistas dizem que Milton atingirá a costa ao longo da região centro-oeste da Flórida na noite de quarta-feira ou na madrugada de quinta-feira. Ele cruzará o estado durante a noite e seguirá para o oceano Atlântico ocidental na quinta-feira.

Milton deve enfraquecer gradualmente enquanto avança para o leste sobre o Atlântico ocidental e provavelmente se tornará uma tempestade extratropical na manhã de sexta-feira.

Ventos do Furacão Milton

Os ventos com força de furacão se estendem por até 56 km a partir do centro de Milton, e os ventos com força de tempestade tropical se estendem por até 400 km, especialmente ao norte.

Rajadas de vento com força de furacão serão sentidas em partes da área da Baía de Tampa por várias horas entre o final de quarta-feira e a manhã de quinta-feira, com ventos com força de tempestade tropical se espalhando por uma grande parte do estado.

O governador Ron DeSantis declarou estado de emergência para 51 condados da Flórida, enquanto o presidente Joe Biden aprovou uma declaração de desastre federal antes da chegada de Milton.

Alertas e avisos

Um alerta de maré de tempestade está em vigor para a costa oeste da Flórida, de Flamingo até Yankeetown, incluindo Charlotte Harbor e Tampa Bay, bem como de Sebastian Inlet até Altamaha Sound, na Geórgia, incluindo o rio St. Johns.

Outro aviso, de furacão, está em vigor para a costa oeste da Flórida, de Bonita Beach até o rio Suwannee, incluindo Tampa Bay, e para a costa leste da Flórida, da linha dos condados St. Lucie/Martin até Ponte Vedra Beach.

Condições de furacão são esperadas nas áreas sob aviso na Flórida a partir do final da quarta-feira até a manhã de quinta-feira.

Um alerta de tornado está em vigor até as 21h de quarta-feira para parte da área da Baía de Tampa, incluindo os condados de Hardee, Highlands, Hillsborough, Manatee, Pinellas, Polk e Sarasota. O alerta de tornado se estende por toda a região sul da Flórida.

Maré de Tempestade
O Centro Nacional de Furacões afirma que a combinação de uma maré de tempestade perigosa e a maré alta causará inundações em áreas normalmente secas próximas à costa, com a água subindo e se movendo para o interior a partir da linha costeira. A água pode atingir as seguintes alturas acima do solo em algumas áreas se o pico da maré ocorrer no momento da maré alta:

  • Egmont Key, FL até Boca Grande, FL: 3 a 4,5 metros
  • Baía de Tampa: 3 a 4,5 metros
  • Rio Anclote, FL até Egmont Key, FL: 2,7 a 4 metros
  • Boca Grande, FL até Bonita Beach, FL: 2,4 a 3,6 metros
  • Charlotte Harbor: 2,4 a 3,6 metros
  • Bonita Beach, FL até Chokoloskee, FL: 1,5 a 2,4 metros
  • Aripeka, FL até Rio Anclote, FL: 1,5 a 2,4 metros
  • Chokoloskee, FL até Flamingo, FL: 0,9 a 1,5 metros
  • Sebastian Inlet, FL até Altamaha Sound, GA: 0,9 a 1,5 metros
  • Altamaha Sound, GA até Edisto Beach, SC: 0,6 a 1,2 metros
  • Rio Suwannee, FL até Aripeka, FL: 0,6 a 1,2 metros
  • Dry Tortugas: 0,6 a 1,2 metros
  • Rio St. Johns: 0,6 a 1,2 metros

Os meteorologistas da FOX 13 afirmam que o local onde o Furacão Milton atingir a costa fará uma grande diferença na quantidade de maré de tempestade, com as áreas que ficam do olho até cerca de 32 a 48 km ao sul enfrentando o pior impacto.

Qual é a diferença entre alerta e aviso?
Um aviso de furacão significa que as condições de furacão são esperadas em alguma área dentro da zona de aviso. Um aviso geralmente é emitido 36 horas antes da primeira ocorrência prevista de ventos com força de tempestade tropical, condições que tornam difíceis ou perigosas as preparações externas.

Um alerta de furacão significa que as condições de furacão são possíveis na área de alerta. Um alerta geralmente é emitido 48 horas antes da primeira ocorrência prevista de ventos com força de tempestade tropical.

Um aviso de maré de tempestade significa que há perigo de inundação com risco de vida, devido à elevação das águas movendo-se para o interior a partir da linha costeira, nas próximas 36 horas nas áreas indicadas.

Um alerta de maré de tempestade significa que há possibilidade de inundação com risco de vida, nas próximas 48 horas.

Quantos milímetros de chuva esperar?
A Flórida pode receber de 150 a 300 milímetros de chuva, com algumas áreas chegando a até 450 milímetros. A chuva mais intensa é esperada ao norte do centro da tempestade.

Essa precipitação traz o risco de enchentes catastróficas e com risco de vida em áreas urbanas, além de enchentes moderadas a graves em rios.