O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) anunciou oficialmente que o presidente Nicolás Maduro será candidato à reeleição no pleito de 28 de julho. A candidatura foi lançada durante a plenária do 5º Congresso do PSUV neste sábado (16).
“Tenho andado pelas ruas num lindo reencontro com o povo, viajando de ponta a ponta do nosso país. Aonde quer que você vá, o que você encontra é um povo patriótico, cheio de heroísmo, mas, acima de tudo, cheio de esperança”, diz trecho do discurso de Maduro na plenária, destacado pelo gabinete presidencial venezuelano no X (antigo Twitter).
#EnVivo 📹 | "No importa censúrenme, prohíbanme, persíganme, pero aquí hay un solo destino: la victoria popular el próximo 28 de julio de este año 2024", el mandatario nacional @NicolasMaduro al denunciar campaña para invisibilizar apoyo rotundo del pueblo venezolano a la… pic.twitter.com/NZ2uuKY7CQ
— Prensa Presidencial (@PresidencialVen) March 16, 2024
Maduro está no poder desde 2013, quando assumiu o cargo após a morte de Hugo Chávez, de quem era vice. Venceu duas eleições, em 2013 e 2018, ambos os pleitos contestados pela oposição.
Até o momento, não está claro quem será o representante da oposição já que María Corina Machado teve a candidatura vetada das eleições pela Suprema Corte do país. Em outubro de 2023, María venceu as primárias da oposição com folgas.
*Com informações do Estadão Conteúdo