Representantes do TSE serão enviados para eleições na Venezuela

O convite para participar da observação da votação foi feito pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e aceito pela Corte no início de julho

O pleito será realizado no próximo dia 28. (Foto: reprodução/Federico Parra/AFP)
O pleito será realizado no próximo dia 28. (Foto: reprodução/Federico Parra/AFP)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (17) que vai enviar dois representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela. O pleito será realizado no dia 28 deste mês.

Os servidores Sandra Damiani e José de Melo Cruz, especialistas em sistemas eleitorais, integrarão a missão do tribunal no pleito venezuelano. O convite para participar da observação da votação foi feito pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e aceito pela Corte no início de julho.

Conforme o TSE, o envio de representantes do tribunal para acompanhar eleições em outros países é uma prática comum, reforçando a cooperação internacional em processos eleitorais. Ainda reforçou que, aa mesma forma, o tribunal brasileiro recebe delegações estrangeiras durante as eleições municipais e presidenciais realizadas no Brasil.

Eleições na Venezuela

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (Foto: Divulgação)

No pleito venezuelano, o presidente Nicolás Maduro vai concorrer à reeleição, mas não há indicação sobre os demais candidatos que participarão das eleições. Há denúncias de prisões contra opositores às vésperas da votação e de cerceamento de liberdade da população, dos meios de comunicação e de observadores internacionais.

Maduro está no cargo desde 2013, quando o ex-presidente Hugo Chavez morreu.