Cotidiano

Cultura afro-brasileira é homenageada por crianças e adolescentes 

Histórias do período da escravidão, costumes e a influência do povo africano para cultura brasileira é o tema da peça teatral “Entre Correntes e Sonhos, Um Grito de Liberdade”, apresentado pelos alunos de teatro do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa. O espetáculo estreou nesta quarta-feira (4), no auditório da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e nesta sexta-feira (6) haverá uma nova apresentação, desta vez aberta ao público, no mesmo local, às 15h. Antes do espetáculo, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Jalser Renier (SD) anunciou a ampliação do programa em Boa Vista, com um espaço dedicado para crianças com autismo. 

“Isso é um resultado de um trabalho que a Assembleia Legislativa de Roraima apresenta para a população. Não tem nada que pague um trabalho magnífico apresentado pelo Abrindo Caminhos”, disse. Os deputados Chico Mozart (Cidadania) e Renato Silva (Republicanos) participaram do evento e elogiaram a iniciativa. 

A peça teatral, com duração de 50 minutos, abordou a escravidão no Brasil desde a sua origem, quando os africanos foram sequestrados de sua terra. O espetáculo enalteceu a cultura africana e brasileira, entre músicas, danças e efeitos visuais, com a participação de 100 alunos, além de professores e cantoras convidadas. 

Segundo a professora Kaline Barroso, para este resultado foram seis meses de dedicação. “A cultura é uma forma de transformar vidas, é importante em todos os aspectos da vida, da construção de uma pessoa. E quando você consegue fazer isso desde criança, você sabe que vai tornar um cidadão melhor para o mundo”, compartilhou.

NATAL EM FAMÍLIA

Durante o evento, Jalser Renier aproveitou para convidar os familiares dos alunos para abertura da programação natalina da Assembleia Legislativa, com atrações culturais e a tradicional chegada do Papai Noel. O evento será realizado em frente à sede do Poder Legislativo, às 19h30, nesta quinta-feira (5). 

Já no dia 23 de dezembro, a instituição realizará uma ceia natalina coletiva no campo Rei Pelé, bairro Silvio Botelho, onde a expectativa é atender mais de 10 mil pessoas. 

Publicidade