Minha Rua Fala

RORAIMA 1529

RORAIMA (do vale do rio Branco a Território Federal e hoje Estado)

A formação do Território de Roraima está relacionada com a conquista do rio Amazonas e do rio Negro e, posteriormente, à do rio Branco, pelos portugueses, quando, organizados em Expedições, adentravam o vale do rio Branco para expulsar os invasores holandeses, ingleses, e em particular os espanhóis, que buscavam a legendária Vila de Manoa do EL Dorado, rica em metais e pedras preciosas e que Walter Raleygh e outros exploradores julgavam localizar-se nas margens do Lago Parimé (no hoje Estado de Roraima).

Para tornar efetiva a posse da terra, chegaram em 1725, os primeiros padres missionários carmelitas, vindos do rio Negro e estabeleceram diversas Missões ao longo do rio Branco (do Carmo, Santa Maria, São Felipe, Conceição). E, para desenvolver a região e impedir a entrada de invasores, foi construído pelos portugueses em 1775 o Forte de São Joaquim do rio Branco, instalado às margens do rio Tacutu, na confluência com o rio Uraricoera. O responsável pela construção do Forte foi o alemão, a serviço de Portugal, Felipe Sturm, que também se tornou o primeiro comandante. O Forte foi concluído em 1778 e a partir daí, com a chegada das guarnições militares e de seus familiares, começou efetivamente a instalação de núcleos habitacionais (vilas) em torno do Forte e depois em outras regiões.

O Forte de São Joaquim foi desativado definitivamente em 1889 com a Proclamação da República (15/11/1889), sendo o último responsável por sua manutenção, o cabo Pedro Rodrigues Pereira  (hoje nome de Rua em Boa Vista).

Resumo Histórico: – Boa Vista, inserida nesta história, como capital, surgiu em 1830 a partir da instalação de uma Fazenda (“Fazenda Boa Vista”), as margens do rio Branco, pelo capitão e comandante do Forte São Joaquim o cearense Inácio Lopes de Magalhães.

60 anos depois, o Governador do Estado do Amazonas, coronel Augusto Ximenes de Villeroy, usando de suas atribuições e através do Decreto nº 049, elevou a antiga vila à condição de município, criando no dia 09 de Julho de 1890 o Município de Boa Vista do rio Branco, com terras desmembradas do município amazonense de Moura.

No dia 13 de Setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Rio Branco e, no dia 13 de Dezembro de 1962, foi mudado o nome para Território Federal de Roraima.

E, por fim, no dia 05 de Outubro de 1988, o Território foi transformado (e, não criado) em Estado de Roraima, conforme o Artigo 14 do “Ato das Disposições Constitucionais Transitórias” da Constituição Federal Brasileira – promulgada no dia 05 de Outubro de 1988.

Ontem, dia 05, o Estado de Roraima completou 27 anos. Aparentemente é jovem, mas tem muitas histórias a contar.

Resumo político: – Roraima é o único Estado, na atualidade, a ser governado por uma mulher: Maria Suely Silva Campos. Ela é graduada em Letras pela Universidade Federal de Roraima, e é casada com o ex-governador Neudo Ribeiro Campos. O casal tem quatro filhos.

A Governadora Suely Campos tem experiência política adquirida em sua vivência no parlamento quando foi eleita deputada federal em 2002, e como vice-prefeita de Boa Vista em 2008. Nas Eleições do ano passado, substituindo o marido Neudo Campos na disputa pelo cargo de governador do Estado, Suely Campos obteve a primeira colocação no primeiro turno e venceu o pleito no segundo, com 127.161 votos, o equivalente a 54.85%  de todos os votos daquela eleição, que foi disputada contra o governador em exercício Chico Rodrigues.

A ela, como Governadora, cabe o trabalho de vencer os desafios que o momento ora apresenta, e não são poucos: Energia Elétrica (Linhão de Tucuruí), regularização fundiária das terras do Estado, questões relacionadas às reservas ambientais, melhoria de estradas e vicinais, geração de emprego e renda, atendimento às reivindicações dos profissionais da educação, ainda em greve; afinidades com o Poder Legislativo, além de melhoria na área do atendimento à Saúde e à Segurança, entre outros segmentos que requerem atenção e ação.

Nas Eleições, recebeu o nosso voto. E, no Governo, tem o nosso apoio para o sucesso do Estado de Roraima.

 

 

 

 

Publicidade