Cotidiano

Autoridades brasileiras e venezuelanas se reúnem para fortalecer segurança na fronteira

Autoridades de Pacaraima e da cidade venezuelana de Gran Sabana se reuniram para firmar uma parceria que visa fortalecer a segurança na fronteira Brasil-Venezuela. Além disso, foram debatidas questões sociais como o desenvolvimento de atividades esportivas, turísticas e culturais.

A primeira reunião aconteceu no mês passado e, a partir de agora, passará a ocorrer mensalmente. O intuito é promover a discussão entre os dois países para resolver os problemas encontrados na fronteira. O evento contou com representantes de órgãos dos dois países: da Guarda Nacional, dos Bombeiros, do Exército, da Polícia Civil, da Polícia Militar, lideranças indígenas, entre outros.

A Secretária-adjunta de Relações Internacionais de Roraima, Fátima Araújo, disse que o trabalho entre os países vai proporcionar mais segurança à fronteira. “Nosso intuito é coibir o tráfico de drogas, de armas e de produtos oriundos de descaminho. Além disso, caso um venezuelano queira entrar no Brasil, por exemplo, será possível verificar se ele tem antecedentes criminais ou é um foragido da justiça. A identificação será feita com o apoio do nosso país vizinho”, explicou.

A imigração de indígenas venezuelanos é outro problema que as autoridades tentam resolver. “Os índios que atravessam a fronteira estão se abrigando nas praças de Pacaraima e também de Boa Vista. Com isso, alguns problemas muito graves têm aparecido, como é o caso da exploração sexual infantil. Já iniciamos o diálogo com as prefeituras e demais instituições responsáveis para saber de que maneira podemos resolver este transtorno”, ressaltou Fátima.

Atualmente, muitos indígenas vivem em situação desumana pelas ruas das cidades roraimenses. “O Governo da Venezuela nos informou que já forneceu moradia e alimentação para eles, no entanto, afirmam que a atitude de ficar pedindo pelas ruas faz parte do costume deles, alegando que sempre viveram assim. O pior é que existem crianças e pessoas da terceira idade envolvidas neste problema, então buscaremos resolver isso”, acrescentou.

Além da segurança da região, as autoridades pretendem realizar ações visando o bem-estar da população dos municípios fronteiriços. “Hoje, 20, iremos montar um calendário cultural e esportivo binacional, que tem como base o Norte do Brasil e o Sul da Venezuela. Serão feitas atividades na área de esporte, turismo e cultura. Serão promovidos torneios de futebol, ciclismo e visitas aos atrativos turísticos da região”, concluiu a Secretária adjunta de Relações Internacionais. (B.B)