Saúde e Bem-estar

Balão Intragástrico reduz apetite e favorece emagrecimento

Entenda como funciona o procedimento Balão Intragástrico, indicado para pacientes com sobrepeso e obesidade

O Balão intragástrico é uma técnica gastro-restritiva que reduz a capacidade do estômago pela metade e provoca a perda de apetite e a saciedade, auxiliando no emagrecimento.

De acordo com ocirurgião bariátrico, endoscopista, Victor Dib, o tratamento é indicado para pacientes com sobrepeso e obesidade grau I. Em geral, aqueles pacientes que estão 10 a 20kg acima do peso. Individualmente, entretanto, a indicação pode sofrer adequações, conforme histórico e avaliação médica.

O balão intragástrico é feito de silicone e o volume de soro que ele armazena varia entre 400 ml e 700 ml. “Após a colocação, o paciente deve seguir acompanhamento multidisciplinar, que envolve aconselhamento continuado com psicóloga e nutricionista, por período de um ano, com intervalos bem definidos. A ideia é trabalhar a mudança de hábitos alimentares e comportamentais. Os estudos mostram que em um ano de acompanhamento isto é possível. Desta forma, após a retirada do BIG o paciente consegue sustentar as mudanças que desenvolveu e manter a perda de peso”, explica o especialista.

O procedimento é realizado no setor de endoscopia. O paciente é submetido a uma sedação anestésica pelo anestesista e a prótese de silicone (Balão Intragástrico) é introduzida através de endoscopia, pelo endoscopista. “O Balão é preenchido com líquido, com um volume inicial que varia entre 400 e 600ml, dependendo do volume do estômago”, explica o médico.

Segundo o médico, o paciente acorda cerca de 10min após a colocação, sendo medicado para aliviar o desconforto no estômago e náuseas, sendo liberado para casa, em geral, uma hora após o procedimento.

“Nos primeiros dois dias, é natural sentir desconforto na região do estômago e náuseas, que são bem controlados com os medicamentos prescritos antes da alta, para uso no domicílio. Gradativamente, o desconforto passa”, relata.

A prótese de silicone, preenchida com líquido, dá a sensação permanente de saciedade, limitando a capacidade de comer. Com isto, o indivíduo consegue aderir às mudanças na dieta orientada pela nutricionista, o que, ao longo do tempo, transforma-se em hábito.

Existem diversas marcas de próteses (Balão). A grande maioria delas pode permanecer até 6 meses. Entretanto, já foi lançada no mercado uma prótese que dura até 1 ano. “Além de ficar mais tempo, ela tem a possibilidade de sofrer ajustes de volume, ou seja, quando o indivíduo refere que o “efeito” do Balão em provocar saciedade diminuiu, é possível aumentar seu volume de líquido através de endoscopia. Estes ajustes têm se mostrado bastante úteis nas melhoras dos resultados”, explica.

É recomendado que, nos primeiros 4 a 5 dias, o paciente cuide somente da alimentação indicada e evite esforço físico demasiado. “Após uma semana, habitualmente, o indivíduo já é liberado para praticar atividade física, incluindo musculação. É recomendado evitar esportes de contato brusco, para não haver riscos de contusões na área do estômago”, alertou.

Os estudos mostram média de perda de peso entre 15 e 20% do peso total, levando em consideração um bom seguimento nutricional e psicológico. “Quanto maior for o empenho e a determinação do indivíduo, melhores serão os resultados”, finaliza o médico.

Victor Dib é cirurgião bariátrico, endoscopista e tem Doutorado em Cirurgia pela UFPE, Mestrado em Cirurgia pela UFRJ, Especialista pelas Sociedades Brasileira, Americana e Europeia de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Especialista pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Mais informações 92 – 99182- 0929