Política

Candidatos apostam em nomes curiosos para tentar se eleger

Cabeção do Gesso, Caroço, Índio do Século XXI, Lenita S.O.S, Pica Pau do Cidadão, Negão da Maromba e Sarará são alguns dos nomes registrados por candidatos

Desde que não ofenda ninguém, o candidato é livre para escolher e registrar na Justiça Eleitoral o nome que quiser usar na campanha para marcar território e chamar a atenção do eleitorado. Em Roraima, a disputa para deputado estadual deste ano está cheia de nomes pra lá de criativos e curiosos. Cabeção do Gesso, Caroço, Índio do Século XXI, Lenita S.O.S, Negão da Maromba, Pica Pau do Cidadão e Sarará são apenas alguns nomes exóticos e curiosos utilizados por candidatos nas eleições 2018.

Eles apostam nas alcunhas pelas quais são reconhecidos em suas comunidades e redes de relacionamentos para conquistar votos e ajudar os partidos a atingir o coeficiente eleitoral para, quem sabe, conquistar uma das vagas na Câmara Federal ou Assembleia Legislativa.

Em levantamento das candidaturas deste ano, disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Folha identificou pelo menos 15 nomes de candidatos com este perfil. Mas nem sempre o nome esquisito é uma estratégia para chamar a atenção dos eleitores. Em alguns dos casos são apenas a referência dos candidatos, a forma como são conhecidos em seus bairros e comunidades. “Se não usar, não sou reconhecido. Meus eleitores têm meu nome na memória”, disse um dos candidatos ouvidos pela Folha.

Nome deve respeitar o pudor

O artigo 12 da Lei das Eleições (Lei 9.504) determina que o nome que o candidato escolhe para registrar sua candidatura não pode atentar contra o pudor e nem ser ridículo ou irreverente.

A legislação eleitoral diz que o candidato às eleições indicará, no pedido de registro, além de seu nome completo, as variações nominais com que deseja ser registrado, até o máximo de três opções.

Segundo a Lei das Eleições, as opções de nomes de candidatos poderão ser o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual é mais conhecido, desde que não se estabeleça dúvida quanto a sua identidade.

Conheça os nomes mais curiosos por cargos

DEPUTADO ESTADUAL – Aureliano das Melancias; Cabeção do Gesso; Caroço; Índio do Século XXI; Lenita S.O.S; Maninho Alto Falantes; Mingal Preparações; Negão da Maromba; Pica Pau do Cidadão; Rock Cabeludo; Café; Zé Galeto; Baixinho do Grêmio e Sarará. Se a lista já estava engraçada até aqui, imagine só que existe também Janaina Patricinha; Marreta Porreta e Sabá Kateretê.

DEPUTADO FEDERAL – Em relação aos nomes exóticos de candidatos a deputado federal a lista começa com Papoco, seguido de Bacabal, Mano Sertanejo e Gustavo das Boas Novas.  Nomes que também não passaram despercebidos entre os candidatos a deputado federal foram Airton Cascavel, Dani Cajueiro, Eudes Tchê e Zé da 10.

Publicidade