Cotidiano

Concurso público será anunciado na próxima semana

Está prevista para a próxima semana a divulgação do edital para concurso público para contratação de servidores efetivos para a Educação Municipal. O último concurso municipal de contratação efetiva foi realizado em 2014.

Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 2.100 professores efetivados. Entretanto, com a expansão da rede, com escolas Pró-Infância e as de ensino fundamental, que foram inauguradas neste período, a presidente do Sindicato de Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), Sueli Cardozo, destacou que o efetivo atual está defasado, o que resultou na contratação de mais de 500 seletivados, em processo seletivo realizado no ano passado.

“A rede municipal expandiu nos últimos anos e a população da cidade também, com a atual crise migratória. É um público que aumentou. Além disso, muitas vagas remanescentes vêm sendo preenchidas por centenas de professores que são seletivados e sonham com a vaga efetiva. Esperamos que o concurso acompanhe o ritmo de tudo que ocorreu nos últimos quatros anos”, afirmou.

Sueli destacou que a expectativa não é apenas para que haja vagas para professores, mas como também para cuidadores, que atualmente conta menos de 50 servidores efetivados e mais 250 seletivados, devido à ausência de profissionais interessados no preenchimento dessas vagas.

“Mais do que professores, estamos precisando de cuidadores especiais de alunos com necessidades, tais como autismo, Transtorno Déficit de Atenção e superdotação. O professor, sozinho, em uma sala de 25 alunos não é capaz de abranger todo o seu ensino de forma adaptada para o aluno especial, e temos menos de 50 deles efetivados. O cuidador toma conta de no máximo dois alunos por turma, para prestar o auxílio necessário para que o aprendizado não seja prejudicado”, explicou.

Para a presidente do Sitram, a realização do concurso poderá fortalecer não apenas a classe de educadores como um todo, mas a estrutura social de forma geral. “Pensamos que a sociedade só tem a agradecer com isso. O efetivado é que fortalece o nosso sistema, por ter sido escolhido de acordo com critérios legais e com a segurança de que ele será um ser pertencente a um sistema, sem inclinações políticas, somente por ser capacitado”, afirmou. (P.B)