Cotidiano

Empreendedorismo feminino cresceu nos últimos anos

Setores da alimentação e beleza são os mais procurados pelas mulheres roraimenses;Internet tem ajudado na ampliação do mercado

O dito popular é que, em momentos de crise, a criatividade aparece. Nos últimos anos, o empreendedorismo tem sido um meio de fonte de renda para muitos brasileiros, principalmente para mulheres que decidem deixar a função de dona de casa e se inserirem no mercado de trabalho. Segundo o Portal do Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de mulheres empreendedoras individuais saltou de 1,3 milhão em 2013 para 3 milhões em 2018.

Em Roraima, os números também têm se mostrado positivo com as chamadas Microempreendedoras Individuais (MEI). De acordo com Sebrae, já são 5.052 empreendedoras registradas formalizadas, contra 5.729 homens empreendedores. Entre os principais setores escolhidos pelas mulheres, 1.143 estão no comércio varejista de vestuário e acessórios, quase 600 estão no ramo de cabelos e beleza, outras 293 estão em lanchonetes e restaurantes.

Já os dados do Balcão de Ferramentas mostram que, em 2016, 51 mulheres foram contempladas com uma linha de crédito para o microempreendedor. Em 2017, o número de mulheres no programa saltou para 71.

Os dados de 2018 não foram disponibilizados até o momento.

De acordo com a gerente da unidade setorial de comércio do Sebrae, Eliene Araújo, a facilidade do empreendedorismo é um ponto atrativo para dar oportunidades para essas mulheres. A internet e as redes sociais costumam ser um dos meios que elas encontraram para realizar serviços empreendedores, o que possibilita a chance de mais mulheres se envolverem no ramo.

“As mulheres pesquisam mais, elas investigam mais as coisas com relação ao mercado e a tendências. Então elas são mais assertivas na hora de abrir o empreendimento por conta disso. É uma característica muito forte. Essas mulheres iniciantes no mercado de trabalho buscam novas oportunidades e novos nichos para se lançarem”, disse.

Entre homens e mulheres, a taxa de estabelecimentos iniciais é mais de 20% para as mulheres, mas,no tempo de duração dentro do mercado empreendedor, os homens ainda apresentam uma taxa maior. “A mulher muda mais facilmente de ramo. Cerca de 14% mudam o empreendimento ou nicho de atuação com maior facilidade do que os homens”, completou.

A explicação para que esse número do empreendedorismo feminino tenha aumentado, está também na quebra do pensamento que a mulher deveria ficar restrita às atividades de dona de casa. Eliene diz que a oportunidade de mulheres dentro do mercado de trabalho também tem aumentado nos últimos anos por conta da escolaridade que elas têm buscado completar.“Elas vão para o mercado com maiores esclarecimentos, com maior segurança. Fora que a gente já tem nato todo esse processo de negociação, mediação de pessoas, então para as mulheres nesse sentido é mais fácil”, avaliou.

Para ampliar o segmento de empreendedorismo feminino, o Sebrae está criando ações focadas para mulheres que desejam desenvolver melhor as atividades individuais. “Tudo o que a gente for trabalhar nesse projeto, vai ser para dar mais visibilidade e valoração a esse empreendedorismo de gênero”, afirmou Eliene.

PROJETOS – Conforme a gerente da unidade de capacitação empresarial e cultura empreendedora, Itamira Soares, o Projeto Empreendedorismo Feminino, que será aplicado em 2019, irá contemplar estados da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste com o objetivo de realizar eventos e pesquisas com as mulheres. “É um projeto que vai de 2019 a 2020 e cada estado vai ficar com uma ação específica, principalmente de desenvolver produtos para atender às mulheres. É um projeto que vai fomentar o empreendedorismo feminino”, disse.

Uma das ideias do projeto é entender as necessidades que as empreendedoras precisam no mercado. “Elas têm vontade de empreender, ao mesmo tempo elas são donas de casa, e muitas vezes, elas precisam sair de casa e não tem com quem deixar os filhos, então vamos pesquisar tudo isso para atender o maior número de mulheres possíveis”, ressaltou. (A.P.L)

Publicidade