Política

'Enquanto houver empresas de políticos, a saúde não avança'

O ex-secretário de Saúde Ailton Rodrigues Wanderley fez um desabafo logo após sua saída do cargo, gerando uma nova crise institucional no governo.

Ele afirmou que não virou secretário de Saúde para agradar corruptos e que ao aceitar o cargo pretendia lutar pela dignidade do Estado onde vive.

“Só uma intervenção federal poderá resgatar um modelo que realmente cumpra o seu papel de prestar um serviço de qualidade na saúde à nossa população. Todos os órgãos de controle estão cientes da situação e no momento certo vão agir”, considerou.

Para Wanderley, a impunidade aumenta a corrupção, mas se as pessoas agem com dignidade, estarão sempre em paz com a sua consciência. O ex-secretário denunciou que existem esquemas envolvendo políticos dentro da secretaria.

“Enquanto forem permitidas empresas de deputados estaduais, federais e senadores vendendo serviços dentro da secretaria. Enquanto for permitida uma cooperativa distribuindo plantões a quem não trabalha, enquanto forem permitidas famílias com poder político vendendo serviços dentro da secretaria. Enquanto forem permitidos médicos concursados vendendo serviços para a secretaria, enquanto for permitido judicializar procedimentos para beneficiar um grupo de pessoas, sempre haverá corrupção”, desabafou. 

Wanderley explicou que o dinheiro da saúde hoje é usado para pagar folha de pessoal, clínicas e hospitais particulares, empresas terceirizadas e de prestação de serviço e não sobra nada para investir no sistema público. 

“Esse sistema não pode dar certo e ninguém pode resolver tudo sozinho. Aos meus quase 54 anos de vida, fiz o que estava ao meu alcance e agradeço ao governador Antonio Denarium pela oportunidade e confiança em mim depositada e faço votos de sucesso para sua nova gestão, a única nos últimos anos em que eu realmente acredito, porque enxergo obstinação, zelo, força e disposição para enfrentar as mazelas do sistema público e transformar Roraima num Estado mais justo e mais próspero.”

Para Wanderley, a Secretaria de Saúde está mergulhada em um pântano.

“Espero que a mensagem atinja àqueles que pensam que podem continuar no mesmo modelo ‘quanto pior, melhor’. A política, quando gera corrupção na célula social, é um verdadeiro câncer que destrói toda a sociedade e os seus valores morais. Saio de cabeça erguida, sabendo que fiz o meu melhor. Fiz meu trabalho sem interesses próprios e sem baixar minha cabeça. Desculpem qualquer coisa e fiquem com Deus”, concluiu.