Polícia

Funcionário público foi vítima de emboscada, afirma polícia 

Suspeitos do crime são integrantes do PCC, conforme informações repassadas pelos policiais que estão à frente das investigações

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) apresentou cinco pessoas – dois homens, uma mulher e duas adolescentes, suspeitas de envolvimento na morte do funcionário público Jairon de Souza Sales, 50 anos.  Segundo a polícia, ele foi vítima de uma emboscada e atraído pelas duas adolescentes até o local onde foi assassinado com golpes de faca. O anúncio das prisões e apresentação dos suspeitos aconteceu durante entrevista coletiva concedida no sábado, 11.

Para chegar aos suspeitos, a Polícia Civil realizou uma operação na fronteira entre o Brasil/Guiana, pois o carro de Jairon foi levado para o país vizinho e vendido pela quantia de R$ 5 mil. Os acusados foram presos por volta das 20h, de sexta-feira, 10, na BR-401, quando retornavam da Guiana para Boa Vista em um táxi. Com eles, os policiais localizaram parte do dinheiro que seria proveniente da venda do carro.  

A delegada-geral Giuliana Castro explicou que a vítima foi cruelmente assassinada e sem chance de defesa. “Ele implorou pela vida afirmando que eles [suspeitos] poderiam levar o carro, dinheiro e o que mais tivessem interesse, porém os clamores não foram atendidos”, completou a delegada.

Os trabalhos foram coordenados pelo delegado Márcio Amorim, e em detalhes ele disse que para chegar até os bandidos foi realizado um monitoramento na BR-401. Durante interrogatório, eles confessaram e contaram como foi realizada a execução da vítima. 

“Ele foi atraído pelas adolescentes até a casa localizada a menos de 300 metros do local onde foi encontrado o corpo, uma área de invasão conhecida como ‘Nova Vida’, entre os bairros Centenário e São Bento”, disse Amorim.

Ao entrar na casa, conforme a polícia, a vítima teria ido até o quarto com as adolescentes e os homens estavam escondidos em um banheiro. “Ele foi enforcado com uma corda e levou pelo menos cinco facadas no tórax”, completou.

Os suspeitos foram presos em flagrante por homicídio duplamente qualificado e participação em organização criminosa, uma vez que todos seriam integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital).  

As duas adolescentes já foram encaminhadas ao Centro Socioeducativo e os adultos, dois homens e uma mulher, após passarem por audiência de custodia, tiveram as prisões preventivas decretadas e foram conduzidos ao Sistema Prisional. 

Mais crimes – O bando, conforme adiantado pelos policiais, além deste assassinato, também tem envolvimento com uma tentativa de homicídio onde a vítima foi jogada no mesmo igarapé que o funcionário público. Mais pessoas estão sendo procuradas por envolvimento neste crime e outras ocorrências que a polícia ainda está investigando.

O crime – O corpo do funcionário público Jairon de Souza Sales foi encontrado na tarde de sexta-feira, 10, em um igarapé localizado na rua Santa Inês, entre os bairros Centenário e São Bento.  Jairon estava desaparecido desde a quarta-feira, dia 08. Segundo um irmão dele, que pediu para não ter a identidade revelada, a última vez que falou com Jairon, foi na quarta-feira à noite. “Ele estava em um bar no bairro São

Francisco e disse que iria buscar umas amigas no Conjunto Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos, e desde então não o vimos mais”, contou o irmão.

O carro da vítima, um Suzuki Gran Vitara Preto, ainda não foi encontrado. A Polícia trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).  A área onde foi encontrado o cadáver do funcionário público é de difícil acesso, uma vez que ele foi jogado no igarapé próximo a uma tubulação de esgoto.  Para ajudar na retirada do corpo, o Corpo de Bombeiros foi chamado.

Leia Mais:

Corpo de homem desaparecido é encontrado às margens de igarapé