Polícia

Homem de 79 anos morre no HGR após cair de altura de 15 m

Nascido em 1939, Clóvis mudou-se para Roraima em 1974, onde se tornou radioamador em 1979; ele faria 80 anos nesta quarta-feira

O autônomo Clóvis Pinheiro Barreto, de 79 anos morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR), na tarde de domingo, 17, depois de cair de uma das torres de rádio instaladas no terreno de sua propriedade, na Rua Helena Bezerra de Menezes, bairro Liberdade. A queda ocorreu pela manhã, enquanto ele pintava uma das torres, sentado em uma cadeirinha.

A filha do idoso registrou um boletim de ocorrência na delegacia, mas não contou detalhes sobre a morte do pai, relatando apenas que ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o hospital ainda com vida e consciente, no entanto, enquanto passava por um procedimento cirúrgico, teve uma parada cardíaca e morreu na sala de cirurgia.

Um dos amigos da vítima relatou que o cabo usado por Clóvis para se manter em segurança enquanto pintava a torre não se rompeu, mas se desprendeu. Na queda, a vítima quebrou um dos braços, resultando em fratura exposta.

Um colega radioamador, que trabalha no HGR como técnico em enfermagem, revelou que a vítima não tinha sangramentos, mas reclamava de fortes dores na região lombar. 

PAIXÃO – Clóvis nasceu em Jaguaribe, no Estado do Ceará, e nesta quarta-feira, 20, completaria 80 anos. Apaixonado por rádio, dedicou-se ao radioamadorismo e era conhecido nas faixas como “Alencar PV8ADI”. Ele mesmo construiu suas torres e antenas de captação. 

Nascido em 1939, Clóvis mudou-se para Roraima em 1974, onde se tornou radioamador em 1979, dedicando-se à telegrafia como um de seus passatempos prediletos. 

“O que chama a atenção é que nosso colega, apesar das 80 primaveras, continuava bastante ativo, fazendo um trabalho que muitos marmanjos, bem mais novos, não fazem de modo algum. Ele próprio construiu suas torres e, orgulhosamente, publicou em sua página fotos do início e do final de uma torre autoportante de 25 metros de altura”, destacou.

Toda a comunidade, apreciadora do radioamadorismo, lamentou com profundo pesar a morte de Clóvis e deu condolências à família e amigos. Na manhã de ontem, 18, o corpo da vítima foi liberado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) para funeral e sepultamento.