Cultura

Oficina de robótica tem inscrições gratuitas para crianças e adolescentes

Imagina aprender e brincar ao mesmo tempo, e ainda, utilizar a tecnologia com foco em estudos de programação de robôs. Crianças e adolescentes terão a oportunidade de participar de oficinas de Robóticas durante os sábados do mês de outubro. As oficinas são para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. As inscrições são gratuitas e serão feitas na hora.

A ação é realizada pela Escola do SESI (Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado) no espaço cultural do Pátio Roraima Shopping. A programação ocorre nos dias 20 de outubro e 03 e 17 de novembro, das 14h30 às 20h. Cada turma será composta por 12 alunos e terá duração de 1h30 de orientação.

O objetivo de acordo com a diretora em exercício da Escola do SESI, Gardênia Cavalcante, é proporcionar a comunidade local o conhecimento e importância da construção e programação de robôs. Além de mostrar, na prática, os benefícios intrínsecos à atividade como a socialização, por meio do trabalho em equipe, melhoria na desenvoltura, resolução de problemas e pensamento lógico.

“Essa será a primeira vez que, o SESI Educação, fará uma oficina prática de programação e construção de robôs, por meio da metodologia da Educação Tecnológica Robótica. Entendemos que essa é uma ferramenta imprescindível na construção do saber, que se aplica no nosso dia a dia. É algo inovador que desperta interesse tanto dos alunos quanto dois pais que acompanham o crescimento e desenvolvimento destes. A nossa expectativa é que, a comunidade,

conheça o diferencial da escola SESI, bem como, disseminem essa cultura tecnológica em nosso Estado”, ressaltou.

Ainda de acordo com Gardênia, “a robótica é uma tendência mundial no mundo do trabalho, é imprescindível que as crianças tenham contato com essa realidade, o quanto antes, pois isso fará diferença em seu futuro profissional, aqui no Estado o SESI é pioneiro na implantação da Educação Tecnológica”, concluiu.

As oficinas serão ministradas pelo professor da disciplina de Educação Tecnológica do ensino fundamental (6º ao 9°

ano), Kitty Sullivan de Melo Gomes, o qual irá falar da metodologia utilizada pela Escola, e ensinará as etapas da construção e montagem dos robôs. Ao final as equipes participarão de uma “competição”, como forma de estímulo e reconhecimento do que aprenderam.

Os pais e visitantes que estiverem interessados em saber mais, sobre a Educação do SESI, poderão conhecer e tirar dúvidas com a equipe da secretaria escolar e docentes que estarão no local, prestando atendimento.

SERVIÇO

Oficina de Robótica

Local: Pátio Cultural do Pátio Roraima Shopping

Data: 20/10 e 03 e 17/11

Entrada: Gratuita