Política

Plantio de soja em Roraima tem área superior a 48 mil hectares

Estimativa para este ano é colher 120 mil toneladas do grão, cerca de 30 mil toneladas a mais do que em 2017

Na contramão do que ocorre em quase todo o país, começou a colheita da soja em Roraima, o mais setentrional dos estados brasileiros. Com 40 mil hectares plantados, a estimativa é colher 120 mil toneladas do grão, cerca de 30 mil toneladas a mais do que no ano passado, uma média de 50 sacas por hectare, totalizando 2 milhões de sacas de soja.

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, neste domingo, 26, o presidente da Comissão Organizadora da Colheita da Soja 2018, Ermilo Paludo, revelou que foram plantados, além dos 40 mil hectares de soja, oito mil hectares de milho. “A produção de grãos alavanca a economia, traz novos investimentos, oportunidades de negócio e promove o desenvolvimento do estado. A produção agrícola está fazendo surgir agroindústria em Roraima”, disse.

“Entraram novos investidores de fora, diferentes de anos anteriores, que trouxeram capital e novas tecnologias, fundamental para o desenvolvimento, agregando valor aos produtores que já estão em Roraima. Se solucionarmos os gargalos que impedem o crescimento, a estimativa é que em 2019 ultrapasse os 60 mil hectares de área cultivada”, enfatizou o sojicultor.

O lançamento oficial da colheita acontece na próxima sexta-feira, 31, e de acordo com Paludo, o evento desta vez traz novidades. “Buscamos o apoio da Universidade (UFRR), da Embrapa Roraima, das três federações (Fecomércio, Fier e Faer), todas estão dando suporte”, destacou o sojicultor.

De acordo com Paludo, na sexta-feira, pela manhã, será realizada uma visita de campo à Embrapa, no Cauamé, onde estão sendo pesquisadas cerca de 110 variedades de soja. “É uma visita técnica voltada para produtores, engenheiros agrícolas, agentes públicos e lideranças ligadas ao agronegócio”, disse.

Na parte da tarde, a programação continua no Centro Amazônico de Fronteira, da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR). “Serão realizadas três palestras à tarde e uma à noite. A primeira vai falar sobre integração, lavoura/pecuária. A segunda será sobre solo, a construção da base fértil do solo; logo após teremos uma palestra sobre manejo de pragas e doenças. E na noite de sexta-feira, uma palestra sobre inteligência territorial”, explicou Paludo.

O evento encerra no sábado, 01, com o dia de campo na Fazenda Paraíso, no município de Bonfim, e é aberto à população. “Este é um evento importante, onde mostramos nossas potencialidades”, destacou o produtor.