Política

Presidente do TRE descarta tropas federais na eleição

Para a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, forças de segurança locais garantiram a realização do pleito

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Tânia Vasconcelos, se reuniu com a cúpula da segurança municipal na manhã de ontem, 22, onde tratou sobre os preparativos para a eleição deste ano e,ao final do encontro em entrevista à Folha, descartou a possibilidade de convocação de tropas federais para reforçar a segurança nas eleições deste ano.

“A segurança do pleito é antes um dever do Estado e somente quando o estado afirmar que não pode garantir a segurança, que você busca uma terceira opção. Então hoje tanto o estado quanto o município confirmaram ter condição de garantir a segurança do pleito, portanto vou fazer a eleição com os órgãos de segurança do estado”, afirmou.

As reuniões tanto com a governadora Suely Campos e a cúpula de segurança quanto com a prefeita Teresa Surita e os órgãos de prevenção foram o primeiro passo para iniciar o planejamento da segurança. A reunião aconteceu no gabinete da prefeita e dela participaram o secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, coronel Raimundo Barros de Oliveira, a diretora-geral do TRE Andrea Fernandes e os secretários de Administração e Tecnologia da Informação do TRE, Jonilton Oliveira e Wanderlan Fonseca.

No encontro, a desembargadora Tânia Vasconcelos falou sobre a necessidade de prover segurança ostensiva, bem como a guarda dos locais de votação abrigados em prédios e escolas municipais e localizados em áreas sensíveis sob o aspecto da segurança. A segurança deve ser feita de 19h do dia 06/10 às 07h do dia 07/10. Boa Vista é o maior colégio eleitoral de Roraima e a atuação da Guarda Municipal vai ajudar muito no pleito.

Na segunda-feira, Tânia já havia se reunido com a governadora Suely Campos, também para tratar sobre a segurança do pleito. Participaram do encontro o comandante da Polícia Militar, coronel Edison Prola, a secretária de Segurança, Haydée Magalhães, e a delegada-geral da Polícia Civil,Giuliana Castro. “Essas parcerias vão nos garantir a realização de um pleito tranquilo e nós somos gratos ao Executivo municipal por se comprometer em nos auxiliar na Capital, que é nosso maior colégio eleitoral”, comentou a presidente.