Cotidiano

15 pescadores são notificados por irregularidades

Objetivo é verificar a documentação e uso de itens de segurança, como os coletes salva-vidas, pelos pescadores

A Marinha do Brasil iniciou na manhã de hoje, 20, uma operação de fiscalização das embarcações que percorrem pelo Rio Branco, em Roraima. A ação ocorre desde cedo no porto da Marina Meu Caso, ponto de saída dos barcos.

No primeiro momento, com os barcos ainda em terra, ocorreu somente a notificação e orientação aos profissionais. Até agora, 15 pescadores foram notificados por irregularidades. Ainda hoje, o órgão pretende intensificar a fiscalização no Rio Branco, verificando as embarcações nas águas com uma embarcação própria e Jet-ski. Caso os barqueiros estejam irregulares, poderão ser multados e dependendo da gravidade, ter sua embarcação apreendida.

Conforme a Marinha do Brasil, o objetivo da operação é de trabalhar com respeito à segurança das embarcações, tentar cadastrar todas aquelas que estão irregulares e passar informações sobre os cursos que a Marinha vai promover em Roraima, considerando que o órgão conta com a Agência Fluvial de Caracaraí desde junho deste ano. A informação é que agora, a ação será frequente nos finais de semanas, tanto na Capital quanto no interior do Estado.

O pescador Armando Martins ressaltou que a ação é positiva, já que promove a regularização dos profissionais. “Eu concordo com tudo, todo mundo andava sem colete e sem barcos registrados. Isso o que eles estão fazendo é uma coisa boa, positiva.”, completou.