Cotidiano

1º Congresso Espírita de Roraima ocorre no Auditório do CAF

Manhã de sábado é marcada por reflexões sobre pensamento, ciência, espirito e os verdadeiros milagres

Este sábado, dia 20, começou com olhares e pensamentos concentrados nas reflexões apresentadas pelos conferencistas do painel “Ciência e Espiritualidade”, do 1º Congresso Espírita de Roraima, já no segundo dia de programação no auditório do CAF (Centro Amazônico de Fronteiras), da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

O primeiro palestrantes foi o médico neurologista de Roraima, Ruy Guilherme, que abordou o tema: “Pensamento – Tecnologia Divina em Nós”, a partir da área de pesquisa dele, a neurociência, e explicou como tudo funciona no ser humano e como se pode harmonizar o pensamento e a prática.

Guilherme explicou que a consciência do ser humano que já programada com as leis de Deus, no entanto, nem todos conseguem manifestar essa programação. Mas, o que pode mudar a realidade é a vontade.

“O resultado de muitas vidas é a experiência e a educação, que cresce dentro de nós. Mas para muitos não dá para trabalhar Deus só na consciência. Então, recorremos a psicologia e filosofia para explicar nosso comportamento. É preciso entender então que ruminar os problemas, gera sofrimento. As pessoas que mais têm estabilidade são as de pensamento universal e de gratidão”, explicou, indicando meditação, exercícios aeróbicos e pensamentos de gratidão contribuem para uma vida melhor.

O psicoterapeuta, Alberto Almeida, segundo palestrante do dia, ministrou a palestra: “Dores da vida e a ciência da alma”. Segundo ele, os dias de hoje suscitam uma pausa transcendental, para um resgate pessoal e uma aproximação entre o íntimo de cada. “Vivemos em uma época de personalização, de máscaras sociais e esquecemos que somos espíritos imortais enquanto humanos, e que os caminhos de iluminação só o faremos enquanto seres humanos. Não devemos negar o exterior, no entanto, devemos incluir uma dimensão não visitada, nós mesmos, no interior para sabermos para onde vamos e estarmos preparados para o portal de chegada”, explicou.

O juiz mineiro, um dos palestrantes mais aguardados, Haroldo Dutra, que lançou uma recente tradução do Novo Testamento, encerrou a programação da manhã, com a palestra “Jesus e a Ciência Do Amor: Milagres Sob A Ótica Espiritual”.

Dutra propôs refletir sobre os milagres e as curas de Jesus sob uma ótica mais realista, reconhecendo todos os milagres que Deus já deixou ao mundo no decorrer dos séculos e não ficar esperando por intervenções diretas na vida, como um passe de mágica, sem perceber tudo que já foi feito. Isso segundo ele, seria imaginar que Deus estabeleceu leis divinas falhas e fosse incapaz de reger a vida. Mas na verdade, o alcance da inteligência divina é infinito.

“E o que propomos aqui é como transformar fonte de pensamento em inspiração de qualidade. O Espiritismo apresenta acesso a uma fonte ignorada. Uma fonte extraordinária e a complexa, que mostra que todos trazemos lições e problemas. Lições porque precisamos educação espiritual e problemas precisamos para nos aperfeiçoar. Portanto, devemos buscar conhecimento, para milagres que não durem um minuto, mas que possamos levar para a eternidade”, observou.

PROGRAMAÇÃO FINAL – A última parte do 1º Congresso Espírita de Roraima, segue na parte da tarde e da noite, deste sábado, no auditório do CAF, com painéis relacionados a Regeneração da Sociedade, Novas Gerações, Família na Construção de um Mundo Melhor, entre outros.

Haroldo Dutra é o responsável pela Conferência de Encerramento, prevista para às 20h15, abordando “A Geração Nova e a Era do Progresso Moral”, tema principal do evento.