Cotidiano

50 milhões de usuários tiveram contas atacadas

Mais de 90 milhões de contas precisaram ser reconectadas

Muitos brasileiros estão se perguntando nas redes sociais por que foram desconectados de suas contas no Facebook. Isso também aconteceu com você?

Em nota pública, o Facebook explica que hackers descobriram um problema de segurança que afetava quase 50 milhões de perfis em todo o mundo.

Segundo a rede de Mark Zuckerberg, invasores encontraram uma falha no recurso “Visualizar como”, que permite que as pessoas vejam como seus perfis são vistos por outras pessoas.

Isso permitiu que roubassem chaves de acesso ao Facebook, o que permitiria que os invasores invadissem as contas dos usuários afetados.

“As chaves de acesso são chaves digitais que mantêm as pessoas conectadas ao Facebook, para que não precisem digitar sua senha sempre que usarem o aplicativo”, explica a rede.

Autoridades de segurança já foram informadas sobre o problema.

“Como acabamos de iniciar nossa investigação, ainda precisamos determinar se essas contas foram mal utilizadas ou se qualquer informação foi acessada. Também não sabemos quem está por trás desses ataques ou onde eles estão localizados”, informou o chefe de segurança do Facebook, Guy Rosen.

A rede social informa que redefiniu as chaves de acesso das quase 50 milhões de contas “que sabemos que foram afetadas, para proteger sua segurança”.

Como “precaução”, também reconfigurou as chaves de “outras 40 milhões de contas”.

“Cerca de 90 milhões de pessoas terão que fazer o login novamente no Facebook ou em qualquer um dos aplicativos que usam o Login do Facebook”, explica a rede.

Os engenheiros do Facebook dizem que “não há necessidade de ninguém mudar suas senhas”.

“E se alguém quiser tomar a precaução de sair do Facebook, deve visitar a seção ‘Segurança e Login’ nas configurações. Ele lista os lugares em que as pessoas estão logadas no Facebook com uma opção de um clique para sair de todas elas.”

Informações Portal Terra