Cotidiano

Ação identifica caso de câncer de pele em imigrante

De 27 médicos que atuam na área da dermatologia, apenas 10 estiveram presentes na ação; Roraima tem 360 casos de Câncer de pele

Leo Daubermann

Editoria de Cidades

A campanha nacional “Dezembro Laranja”, que traz o tema “se exponha, mas não se queime”, teve início neste sábado, 1º. O objetivo é alertar a população para os perigos de se expor ao sol sem a devida proteção. Mais de 370 pessoas foram atendidas durante a ação realizada no Hospital de Especialidades Coronel Mota.

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e nos últimos dois anos, foram registrados, em Roraima, 360 casos, sendo o tipo de câncer com maior registro no estado. De acordo com a dermatologista Ana Paula Vitti, é importante adotar medidas de proteção.

“O câncer de pele é totalmente curável desde que você descubra bem no começo. A função desta campanha é instruir a população sobre os riscos da doença. É importante alertar à população para que busque um especialista, fazer o diagnóstico e, se necessário, fazer biópsia e retirada do câncer”, orienta.

De acordo com a coordenadora da campanha, a dermatologista Ana Paula Vitti, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse número poderia ter sido ainda maior, se todos os profissionais que atuam na área da dermatologia no estado, tivessem participado da ação.

“Podemos avaliar de forma positiva, a ação realizada neste sábado, atendemos cerca de 370 pessoas, mas poderia ter sido ainda melhor. De 27 médicos que atuam na área da dermatologia aqui em Roraima, apenas 10 profissionais estiveram presentes, isso significa dizer, que se todos tivessem participado da ação, poderíamos ter duplicado, ou até triplicado esse volume de pacientes que foram assistidos”, disse a coordenadora.

Ainda de acordo com a coordenadora da campanha, durante os exames preventivos foi diagnosticado um caso grave de câncer de pele, em um imigrante venezuelano. “Várias biópsias foram realizadas durante a manhã de sábado, com extirpação de lesões, além de despistagem clínica realizada com uso de dermatoscópio. Durante um desses exame, nos deparamos com um caso muito sério de câncer de pele, já evoluído para uma metástase [quando o câncer se espalha além do local onde começou, para outras partes do corpo]”, falou.

Sol intenso de Roraima propicia aumento de casos

Sol forte propicia maior incidência de doenças de pele (Foto: Divulgação)

Grande parte de Roraima está localizado acima da Linha do Equador, numa das regiões de radiação solar mais intensa do mundo, com clima quente, sol forte, praticamente durante todo o ano, o que propicia uma maior incidência de doenças de pele.

“A cor laranja, escolhida para representar a campanha, é em alusão ao Sol. Roraima é uma região de incidência de raios ultravioleta A e B e luz visível altíssima, frente ao nosso país, porque vivemos em cima da Linha do Equador, então aqui, como na Austrália e todos os países que vivem nessa latitude e longitude, têm uma grande incidência de câncer de pele”, explica a coordenadora da campanha “Dezembro Laranja”, Ana Paula Vitti.

Ainda de acordo com a dermatologista, é importante usar filtro de proteção solar todos os dias e reaplicar a cada duas horas, evitar exposição ao sol no período que os raios ultravioletas são mais incidentes, que é das 10h até as 16h, além de usar chapéus, óculos de sol e roupa com proteção solar.