Cotidiano

Ação social para o público feminino ocorre nesta semana

O pré-agendamento para obtenção da segunda via da Carteira de Identidade deverá ser feito no decorrer desta semana.

No mês alusivo à mulher, a Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio do Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), vai promover, no próximo sábado, 23, das 8h às 14h, uma ação social para emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade exclusivamente para o público feminino.

Na ocasião, serão entregues 80 senhas para expedição de primeira via do documento.

Já as mulheres interessadas em obter a segunda via, precisarão agendar o atendimento com antecedência, de segunda-feira, 18, até sexta-feira, 22, no Instituto de Identificação, localizado na Avenida Venezuela, 2083, bairro Liberdade.

A ideia, segundo o delegado-geral de polícia, Herbert de Amorim Cardoso, é fazer um atendimento diferenciado às mulheres.

“Muitas têm a necessidade do documento, mas devido às suas atividades diárias, elas não têm como ir ao Instituto de Identificação para solicitar. Com essa ação, vamos facilitar esse acesso, de forma que as mulheres consigam o documento”, disse.

O delegado-adjunto da Polícia Civil, João Evangelista, ressaltou a importância da ação. “Sabemos que o documento de identidade é fundamental no dia a dia da cidadã roraimense. Pensando nisso, resolvemos homenagear a mulher com esse evento, oportunizando mais dignidade em sua vida, através da expedição da carteira de identidade, primeira e segunda vias”, afirma.

De acordo com o diretor do IIOC, Amadeu Triani, o trabalho de emissão de documentos é de segunda a sexta-feira. Mas este mês, cumprindo determinação da Delegacia Geral da Polícia Civil, haverá esse atendimento no sábado.

“Planejamos esse atendimento especial às mulheres, inclusive com treinamento de policiais civis para receber o público feminino com a maior presteza possível”, frisou.

DOCUMENTO – A primeira via da carteira de identidade é gratuita. A pessoa deve apresentar a certidão de nascimento ou de casamento para a emissão do documento.

Para a brasileira naturalizada, é preciso apresentar o certificado de naturalização ou a publicação da portaria no Diário Oficial da União.

Todos os documentos a serem apresentados devem ser originais, legíveis, sem rasuras nem emendas, conforme o Artigo 9º da Lei Nº 7.116/1983.

Já para a segunda via da identidade, além de apresentar todos os documentos originais, é preciso levar o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), referente à carteira de identidade, emitido pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).