Polícia

Acidentes de trânsito no fim de semana deixam quatro mortos

Em um dos acidentes, duas crianças estavam na garupa da moto com o pai, que acabou morrendo

Pelo menos quatro pessoas morreram no fim de semana em acidentes de trânsito na capital e no interior do Estado.Um deles ocorreu na noite de sábado, 23, no município de Normandia, quando duas motos colidiram de frente e os dois condutores morreram. 

As vítimas foram identificadas como o indígena Mateus Pereira Pinto, de 27 anos, que era tuxaua da Comunidade Bismark, e o açougueiro Roger Miguel de Oliveira, 31, que estava passando férias na região. Oliveira trafegava pela BR-433, próximo à Comunidade da Bala, com uma jovem na garupa, quando ocorreu o acidente.

Segundo policiais, o açougueiro seguia de Normandia para a Comunidade Guariba, enquanto Mateus deixava o local em direção à Comunidade Bismark, onde residia. A polícia está investigando para saber se os dois condutores estavam embriagados.

Uma amiga de Roger conseguiu sobreviver e teve uma lesão na perna. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima e a removeu até o hospital do município, no entanto ela foi transferida para Boa Vista.

Os corpos dos dois mortos no acidente foram transladados para a capital pelo rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) e, na tarde de ontem, liberados para funeral e sepultamento. A polícia não deu detalhes sobre a ocorrência que será investigada nos próximos dias.

Às 12h20 de sábado, a Avenida Ataíde Teive, na altura do bairro Jardim Equatorial, foi cenário de um grave acidente que também resultou na morte de duas pessoas. O vigilante José Pinto de Sousa, de 57 anos, e Richard Santos de Medeiros, 27, eram os condutores dos veículos envolvidos na colisão.

Os policiais chegaram ao endereço depois de serem acionados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O local do acidente é o estreito ponto de acesso para o Conjunto Cruviana, no bairro Laura Moreira. Os militares destacaram que na região a sinalização vertical adverte que a velocidade máxima é de 40km/h e a ultrapassagem é proibida.

Por meio de imagens das câmeras de segurança de uma distribuidora de bebidas, constata-se que o veículo conduzido por José Pinto, uma Honda/Fan de 125 cilindradas, trafegava sentido bairro/Centro. Já Richard Santos estava numa motocicleta Dafra Super 100 e se deslocava na direção oposta ao veículo de José Pinto. Tudo indica que ele estivesse em velocidade acima da permitida para a via. A colisão entre os dois veículos foi inevitável.

Uma equipe do Samu e outra do Resgate do Corpo de Bombeiros chegaram ao local do acidente, prestaram os primeiros socorros às vítimas e logo confirmaram o óbito de José Pinto, enquanto as outras vítimas foram conduzidas para unidades de saúde da cidade. Richard Santos chegou com vida ao Pronto-Socorro Francisco Elesbão do Hospital Geral de Roraima (HGR), mas devido à gravidade dos ferimentos acabou não resistindo e morreu pouco tempo depois.

As duas garotas, que eram filhas de José Pinto, de 9 e 10 anos, foram levadas para o Hospital da Criança Santo Antônio, onde ficaram em observação médica. O estado de saúde das duas era considerado estável e ambas tinham ferimentos pelo corpo.

Os veículos foram removidos do local do acidente e ao fim dos procedimentos de perícia, o corpo do vigilante foi levado para a sede do IML, onde passou por necropsia e foi liberado para a família ainda no sábado. O rabecão transportou o corpo de Richard Santos até o IML para também passar por exame cadavérico e o corpo foi liberado em seguida. A moto usada por Richard foi levada para o pátio do Detran.

O delegado Alberto Alencar, que atua no município de Normandia, disse que vai instaurar inquérito policial para apurar os fatos, mas destacou que a Polícia Civil fez o trabalho que era de sua competência em relação ao caso. A autoridade policial fez um alerta aos condutores de motocicletas que fazem ingestão de bebida alcoólica.

“Não devem pegar a estrada, não devem dirigir veículos porque estão causando muitos acidentes. Aqui em Boa Vista, também aconteceu acidente com duas motocicletas e as vítimas vieram a falecer e duas crianças ficaram feridas. Essas estradas que levam às comunidades são feitas de piçarra e muitas vezes tem piçarra solta. Estava tendo uma festa na Comunidade do Guariba. Foi um acidente que poderia ser evitado. Vidas estão sendo ceifadas por irresponsabilidade do próprio condutor que muitas vezes não usa capacete”, orientou Alencar.

O delegado ainda frisou que vai apurar a dinâmica do acidente. 

“A Polícia Civil está fazendo sua parte. As motocicletas estão apreendidas, o IML e a Criminalística estiveram no local e eu vou instaurar inquérito policial”, concluiu.