Política

Acolhimento de venezuelanos motiva visita interministerial

Ministros da Cidadania, Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, da Defesa e da Mulher, Família e Direitos Humanos participam de agenda em RR nos dias 17 e 18 de janeiro

O governo federal confirmou os nomes que compõem a comitiva interministerial que visita Roraima nesta quinta-feira, 17, além de anunciar o motivo da presença da equipe no Estado: avaliar as ações adotadas para atender os migrantes venezuelanos e minimizar os impactos para a população local.

De acordo com informações divulgadas ontem, 15, pelo Palácio do Planalto, a comitiva será composta pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra; o ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário; o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo; e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

A comitiva também contará com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, conforme anunciado previamente pela Folha, além de representantes do Poder Legislativo e autoridades militares.

MOTIVAÇÃO DA VISITA – Vale ressaltar que o motivo da visita da comitiva é diferente daquela anunciada por Antonio Denarium na última semana. Após cumprimento de agenda com o presidente da República no dia 10 de janeiro, o governador declarou que a vinda dos ministros ao Estado era para acompanhar a atual situação financeira do Estado e a necessidade de aporte de recursos federais, não a migração venezuelana.

Outra informação desencontrada anunciada pela Secretaria de Comunicação do Estado foi de que a comissão contava com os nomes dos ministros general Santos Cruz, da Secretaria do Governo; Luiz Henrique Mandetta, da Saúde; e Tereza Cristina, da Agricultura. Segundo nota do Palácio do Planalto, nenhum desses três representantes virá ao Estado no dia 17.

Comitiva visitará Boa Vista e Pacaraima

Segundo informações dos governos, a comitiva interministerial estará em Roraima nos dias 17 e 18 de janeiro com objetivo de visitar, acompanhar as ações desenvolvidas com os refugiados venezuelanos no âmbito da Operação Acolhida e participar de agendas na 1ª Brigada de Infantaria de Selva. A chegada da equipe está prevista para as 11h da manhã de quinta-feira, 17, à Base Aérea de Boa Vista.

Por volta das 13h30, a equipe seguirá para conhecer as instalações da Operação Acolhida, em Boa Vista (Posto de Triagem, Rodoviária e Rondon 3). Ainda na capital, às 17 horas, os ministros devem participar de uma reunião com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, prefeitos dos municípios e autoridades convidadas.

PACARAIMA – Já no segundo dia, 18, os ministros seguirão de avião até Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, para conhecer as atividades desenvolvidas pela Força-Tarefa Logística Humanitária. A chegada ao município está prevista para as 9h e o retorno para a capital ao meio-dia.

Ainda em Boa Vista, no mesmo dia, espera-se que os representantes e técnicos dos ministérios se reúnam novamente na cidade com secretários do governo estadual, para tratar de temas de interesse social e econômico do Estado.

Governo do Estado não revela plano de demandas

Embora questionadas pela Folha, nenhuma das pastas do governo do Estado informou até agora quais as demandas específicas que serão apresentadas à comitiva durante a visita a Roraima.

Não se sabe se as pastas irão reivindicar aumento de repasses do Fundo de Participação (FPE), a vinda de mais recursos para a saúde indígena ou projetos que a nova gestão tem em mente para alavancar o desenvolvimento do Estado. (P.C.)

Publicidade