Cotidiano

Acúmulo de buracos causa prejuízo a pedestres, ciclistas e motoristas

De acordo com moradora, incidentes causados pela profundidade das aberturas na via ocorrem frequentemente na localidade

Moradores do bairro Cinturão Verde reclamam da quantidade de buracos, lama e falta de manutenção asfáltica na via. No local, os carros não trafegam em linha reta, pois é preciso desviar dos buracos. Sem calçada, os pedestres ficam enlameados, principalmente quando chove.

De acordo com moradores da região, acidentes com motocicletas são frequentes no local e donos de veículos sentem cada vez mais os prejuízos devido à profundidade de um dos buracos que toma conta da rua.

A babá Gabriela Lopes reside na área há mais de 20 anos e alega que, apesar de moradores terem procurado a Prefeitura de Boa Vista para resolver a situação, até o momento nada foi feito. “Os vizinhos já se reuniram, reclamaram, foram atrás de respostas.No entanto, nada foi feito. Acontece que não é apenas uma rua que está nessas condições, praticamente o bairro inteiro passa por isso”, disse.

Na rua São Pedro, existe um buraco profundo e quem não conhece o local acaba ocasionado diversos incidentes. “Os mais afetados são os motoristas. Às vezes estou dentro de casa e escuto o barulho das batidas, sem falar que para os pedestres se torna um desafio sair de casa, principalmente quando está chovendo”, comentou Gabriela.

De acordo com a moradora, incidentes causados pela profundidade das aberturas na via ocorrem frequentemente na localidade. “Há alguns dias, um rapaz vinha um tanto rápido em sua motocicleta e, por não conhecer o local, acabou caindo. Eu e meu marido fomos ajudá-lo. Há mais de quatro meses o buraco está assim e a cada dia que passa a profundidade só aumenta”, frisou.

Ainda no Cinturão Verde é possível encontrar outras ruas que passam pelo mesmo problema. É o caso do cruzamento das ruas São Silvestre e São Marcos, onde há um buraco que toma conta de toda esquina. Moradores próximos do local colocaram um pneu para sinalizar a profundeza da cratera que toma conta da área.

O comerciante Luís Martin, morador do local há quase duas décadas, afirma que há 18 anos a situação é a mesma. “Desde 2000, esse bairro está abandonado. As pessoas que não sabem da profundidade da cratera acabam se acidentando ao passar por aqui. Recentemente uma senhora ciclista, ao atravessar juntamente com uma criança, caiu dentro do buraco. Os vizinhos correram para socorrê-la”, relatou o morador.

“Apesar de já terem feito diversas reportagem sobre esse local, a Prefeitura de Boa Vista nunca fez nada para resolver. Quem enfrenta o pior geralmente são os motoristas, que acabam tendo diversos tipos de prejuízos, sem falar que além dos buracos a falta de placas de sinalização contribui para que haja acidentes no bairro”, finalizou Luís Martin.

OUTRO LADO – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente informou que, no momento, as equipes da operação Tapa Buracos estão recuperando ruas em diversos bairros da cidade. O bairro Cinturão Verde já está inserido na programação. Informou ainda que as equipes de engenharia da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) têm trabalhado para reforçar a sinalização nas vias de maior tráfego de veículos do bairro Cinturão Verde. (K.M)