Polícia

Acusados de matarem idoso são presos e confessam crime

O idoso José de Souza foi morto na tarde do dia 8, na fazenda Laguna, vicinal 20, região do Apiau

Duas pessoas foram presas no município de Mucajaí, região centro-oeste do Estado, como suspeitas da morte do idoso José Alves de Souza, conhecido como “Baiano”, de 63 anos. A Polícia Civil identificou um homem de 19 anos e um adolescente de 16 anos. Eles foram detidos por vaqueiros em uma fazenda da região e entregues a guardas municipais daquele município, que os apresentou na Delegacia.

O idoso José de Souza foi morto na tarde do dia 8, na fazenda Laguna, vicinal 20, região do Apiau, município de Mucajaí. A vítima foi morta com requintes de crueldade. Na ocasião, o delegado que preside as investigações, Luciano Silvestre, informou que por volta das 16h, os policiais civis receberam a informação do crime e foram até a fazenda Laguna. No local, os policiais presenciaram o cadáver com o coração fora do corpo, assim como todas as vísceras estavam expostas.

Ao realizarem diligências, os policiais identificaram os possíveis autores do crime. Ainda segundo o delegado Luciano Silvestre, após o assassinato, os autores do crime saíram da fazenda, mas apenas um dos suspeitos chegou a ser preso. Na residência dele, foi apreendida uma espingarda calibre 20.

Ao ser levado para a Delegacia de Mucajaí, o homem negou ser o autor do homicídio, apontando outras pessoas como possíveis autores do crime. Entretanto, o delegado o autuou em flagrante pelos crimes de homicídio qualificado e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Ele foi posto em liberdade na audiência de custódia, após negar o crime.

No dia seguinte, guardas civis municipais foram informados de que o suspeito de 19 anos estava detido por vaqueiros em uma fazenda. No local, segundo o relato dos guardas municipais, o suspeito estava amarrado e com algumas escoriações. Ele confessou que havia participado da morte do idoso e que contou com a ajuda do adolescente de 16 anos, indicando inclusive, onde poderiam localizar o menor. O adolescente foi encontrado e apreendido.

O delegado titular de Mucajaí, Alberto Correia de Oliveira Filho, informou que os dois foram interrogados na unidade policial e confessaram a participação no crime. “O acusado disse que tinha ido ao sítio onde se encontrava a vítima, a procura de outro homem que tinha uma motocicleta para que ele comprasse mais cachaça na Vila. Testemunhas informaram que a vítima não estava bebendo em companhia do infrator. Quando chegou ao sítio, como não encontrou a pessoa que procurava, os dois suspeitos decidiram matar o idoso, sem qualquer motivo”, relatou.

O homicida confesso disse em seu interrogatório que o terceiro envolvido no caso não participou do crime. O delegado Alberto Correia informou que, após o interrogatório dos dois homens, representou pela prisão preventiva do suspeito maior de idade e pela internação do adolescente no Centro Socioeducativo, sendo deferida pela Justiça.

“Foi um crime bárbaro. Tivemos a mobilização das forças de segurança e da própria população para localizar os infratores. Também contamos com a parceria do Ministério Público e do juiz da Comarca, que foram solícitos no momento do deferimento da prisão”, destacou o delegado. (J.B)