Cotidiano

Adolescentes do CSE são transferidos para o CPC

Os internos agora estão alojados em um prédio que antes funcionava o Centro de Manutenção do Corpo de Bombeiros Militar.

Os 13 internos do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), que estavam provisoriamente no Centro de Ensino e Instruções do Corpo de Bombeiros (CEIB), localizado no bairro 31 de Março, foram transferidos para um prédio dentro das instalações do Centro de Policiamento da Capital (CPC).

A instalação atual está localizada na rua Cerejo Cruz e era parte da a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), que segundo o comandante geral da corporação, Doriedson Ribeiro,  foi transferida para a Polícia Militar de Roraima (PM), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições militares. 

O trâmite de transferência dos adolescentes foi autorizado pela 1º Vara da Infância e da Juventude da Justiça Estadual, com decisão assinada pelo juiz substituto, Marcelo Lima de Oliveira.

“Autorizo a transferência dos adolescentes atualmente custodiados no Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros para o Centro de Manutenção do Corpo de Bombeiros Militar, localizado no Comando de Policiamento da Capital. A autorização de permanência dos adolescentes no novo prédio valerá até 15 de outubro de 2018, quando será reavaliada”, diz um trecho da decisão.

Ainda segundo o texto judicial, O CSE, a SEJUC e a Polícia Militar devem garantir a segurança dos adolescentes e também a plena e absoluta separação entre a área destinada a custódia e as que contém adultos. “Fica ainda, terminantemente proibida qualquer compartilhamento de instalações”, deixa claro. 

Em nota A Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), confirmou a transferência e reafirmou que a medida foi autorizada pela Vara da Infância e Juventude.