Política

Advogado pega diploma de deputados presos pela Federal

Os dois parlamentares não compareceram à cerimônia mas segundo o secretário judiciário do TRE-RR, Jadilson Castro, isso não afeta a diplomação

O advogado Henrique Sadamatsu, responsável pela defesa dos deputados eleitos Yonne Pedroso (SD) e Renan Filho (PRB) que foram presos pela Polícia Federal em investigação relacionada a merenda e transporte escolar, pegou hoje pela manhã no cartório do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) os diplomas dos dois eleitos.

Os dois parlamentares não compareceram à cerimônia mas segundo o secretário judiciário do TRE-RR, Jadilson Castro, isso não afeta a diplomação. “o diploma não precisava ser entregue pessoalmente, e poderia ser entregue no cartório pela própria defesa dos parlamentares”.

A diplomação é um documento fundamental para que os candidatos eleitos tomem posse em 1º de janeiro, o que também pode ocorrer via procuração.

Nessa semana, o Ministério Público Eleitoral tentou impedir que a diplomação Renan Bekel Filho (PRB) se efetivasse, mas o TRE negou a solicitação. Uma das justificativas é que ele não sofreu condenação que o torne inelegível. Ele e a deputada eleita Ione Pedroso (SD) cumprem a medida no Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Segundo o TRE, no caso de Renan a corte entendeu que o deputado eleito “ao tempo do registro de candidatura estava elegível, bem como até o momento não sofreu condenação que o torne inelegível, sob os termos da lei da Ficha Limpa, e a sua prestação de contas foi aprovada”.