Cotidiano

Aferição de pressão arterial foi o serviço mais procurado

Durante a campanha Novembro Azul, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), aproximadamente 300 homens solicitaram consultas com urologista no Hospital Coronel Mota (HCM). Um dos serviços mais procurados foi a aferição de pressão arterial, que ajuda na detecção de pressão alta, uma das doenças que mais atinge o público masculino.

Os homens com mais 45 anos participaram de uma triagem para consulta com urologista. Nos casos em que foi detectada a necessidade, os pacientes foram encaminhados para os médicos especializados, de acordo com a necessidade individual de cada pessoa.

O autônomo José Jacinto Ferreira, 62 anos, disse que todos os anos faz exames de rotina para tratar da saúde. “É importante sempre procurar um especialista para se consultar e prevenir doenças. Faço constantemente os exames solicitados pelo médico para saber o que está acontecendo com meu corpo. Recentemente descobri que estou com um problema no pênis e já estou fazendo o tratamento”, contou.

Segundo ele, o homem precisa entender que não é só o exame de próstata que deve ser feito. “Precisamos buscar auxílio de quem entende do assunto. Sempre que eu converso com alguém que tem idade avançada, falo para que procure um médico e faça exames de forma geral. O diagnóstico ajuda a detectar a doença, se houver, e a fazer o tratamento precoce. Quanto mais a gente se cuidar, mais saúde teremos”, acrescentou Ferreira.

Para o diretor da Clínica Especializada Coronel Mota (CECM), Sandro Fernandes, o público masculino tem deixado, aos poucos, o receio de lado para buscar ajuda. “Inclusive, durante a campanha, muitos receberam atendimento médico pela primeira vez. Os homens precisam deste incentivo e oportunidade para utilizar os serviços de saúde”, afirmou.

Como parte da campanha Novembro Azul, a CECM realizou a Semana de Prevenção da Saúde do Homem, de 21 a 25 de novembro, onde foram realizados, aproximadamente, 700 atendimentos. Segundo a Sesau, não houve necessidade prévia de encaminhamento ou agendamento.

“Os homens foram atendidos por uma equipe de enfermagem, que fez uma triagem com serviços como: aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliação da circunferência abdominal”, informou.

CÂNCER – Os diagnósticos feitos no Laboratório de Anatomia Patológica de Roraima (Laper) mostram que foram registrados 36 casos de câncer em 2014; 21, em 2015; e 20, em 2016, até outubro.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2015 o câncer de próstata, que também é uma das doenças que mais atinge o homem, foi o responsável pela morte de 18 pessoas e este ano 16 pessoas morreram até outubro. (B.B)