Cotidiano

Agências bancárias ofertam linha de crédito para clientes

O primeiro lote de restituição do tributo só acontece no dia 17 junho e o último, em 16 de dezembro deste ano.

Agências bancárias em todo o país oferecem desde o último dia 07, uma linha de crédito para antecipação da restituição relativa ao ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 (ano base 2018).

O primeiro lote de restituição do tributo só acontece no dia 17 junho e o último, em 16 de dezembro, de acordo com a Receita Federal. Para aqueles que precisam do valor antecipadamente, essa opção pode ser uma saída.

O empréstimo tem juros menores do que outras linhas de crédito, por causa da garantia de pagamento. As taxas ao mês começam em 1,79% no Bradesco e no Banco do Brasil. O Santander trabalhará com juros entre 3,69% e 5,99%. O Itaú não divulgou o percentual mínimo cobrado. 

Em todos eles, é possível receber 100% do valor da restituição, respeitando os limites máximos de crédito de cada banco (de 10 mil reais no Itaú a 50 mil reais no Bradesco). O pagamento do empréstimo vai acontecer no dia em que o cliente for restituído pelo IR, em parcela única, de forma automática.

Se a restituição não for efetuada pela Receita Federal, o cliente tem até, no máximo, dezembro de 2019 ou janeiro de 2020, dependendo do banco, para quitar a sua dívida.   

Informações: Veja