Cultura

Agente de viagens dá dicas para comprar passagens aéreas sem cair em fraudes

Cada vez mais comuns, as fraudes na compra de passagens aéreas podem acontecer de forma mais corriqueira, pois muitos desses clientes são atraídos por preços mais acessíveis e não se preocupam com a veracidade das informações e o que era para ser algo descontraído e divertido torna-se um pesadelo.

De acordo com o agente de viagens Adriano Carneiro da Agência Destino Certo, existem uma série de dicas e cuidados que o cliente pode fazer antes de comprar uma passagem. A principal delas é desconfiar de descontos muito altos, em comparação com outras agências.

“O barato pode sair caro. Esse ditado pode ser usado nesse caso, já que nesses casos muitos estelionatários fingem ser agentes de viagens para oferecer descontos que podem chegar a valores altos independentemente do dia, horário ou destino”, relata.

Outra dica fundamental é prestar atenção na emissão dos bilhetes, na maioria das vezes, a passagem aérea emitida com datas muito próximas ao embarque pode ser um sinal de que esse bilhete faz parte de um esquema de fraude. “O bilhete deve ser emitido na mesma hora da compra, e sempre acesse ao site para confirmar o localizador do voo”, reforça.

Segundo Adriano, é essencial que o viajante pesquise sobre a agência e o agente de viagens antes de efetuar a compra. “É imprescindível que seja realizada uma pesquisa para ter certeza da idoneidade daquela determinada loja, e no caso de compra de passagem aérea não pode ser diferente. É necessário coletar todas as informações da agência ou agente de viagem, principalmente as opiniões de quem já utilizou os seus serviços e a sua reputação para ter a certeza de que não é fraude. Confira se a empresa possui um CNPJ, se ela tem um seguro caso algo dê errado, se possui filiais e há quanto tempo está no mercado”, explica.

Evitar realizar pagamentos por transferência bancária e sempre exigir nota fiscal ou boleto de qualquer compra também é essencial. As redes sociais podem enganar muitas pessoas, inclusive criminosos podem se passar por um agente de viagens por meio da rede.

“O cliente precisa de um amparo caso exista a possibilidade de receber o dinheiro de volta. Porque quando se trata de viagens, existem sempre os imprevistos, os cancelamentos de voo, entre outros”, relata.