Cotidiano

Agentes da segurança pública voltam ao trabalho

Servidores e esposas de militares, que estavam protestando, suspenderam as manifestações e aguardam pagamento do restante dos atrasados

Com o depósito do salário referente ao mês de outubro na conta dos policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários, as mobilizações na área da Segurança Pública foram encerradas.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Roraima (Sindpol), Leandro Almeida, afirmou que a paralisação da classe está temporariamente suspensa e que nenhum posicionamento novo será tomado enquanto o interventor não conversar com a classe. “Entendemos que [Antonio] Denarium está dependendo muito do Governo Federal e que ele está em Brasília ainda vendo essa questão, que não tem como ser resolvida de uma hora para outra. Por isso, não estamos o pressionando. Ainda queremos nos reunir com ele, até porque tudo o que sabemos de prazos de pagamento foi dito pela mídia, e não por um representante”, lembrou.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Roraima (Sindape-RR), Joana Dark, destacou que entregou a chave da Secretaria Estadual de Justiça (Sejuc) confiando que os salários atrasados serão pagos até o fim de semana. As visitas em presídios só voltarão a ocorrer com a quitação de todas as dívidas que o Estado possui com a classe, incluindo a segunda parcela do 13º salário.

“Entregamos a chave da Sejuc na segunda, às 14h, para mostrar que estamos apoiando a intervenção, mas ainda estamos paralisados. As penitenciárias continuam fechadas e a mobilização ainda continua com atividades internas e externas suspensas”, afirmou.


Quartéis no interior continuam bloqueados

Em Pacaraima, o quartel da Polícia Militar foi também foi liberado com o pagamento do salário de outubro para servidores. Entretanto, os destacamentos de outros municípios, que estavam fechados, continuam bloqueados.

De acordo com a esposa de militar Maria do Socorro, que está acampada com outras mulheres no quartel da PM de Rorainópolis, o dinheiro de um salário ainda não seria o suficiente para pagar dívidas que foram geradas com os três meses de atraso de pagamentos.

“As nossas necessidades não foram supridas e todo o propósito da paralisação é justamente termos condições de voltarmos para casa. A meta continua sendo os três meses mais a segunda parcela do 13º salário. Se Denarium cumprir isso até final de semana, liberaremos sem problema algum”, comentou.