Cotidiano

Agentes de Endemias dizem que estão sendo impedidos de se reunir com sindicato

Segundo o Sindacse-RR, mesmo com a realização de campanhas contra o assédio moral, não houve melhorias em relação a prática

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Endemias do Estado de Roraima (Sindacse-RR) denunciou nesta terça-feira, 08, que trabalhadores estariam sofrendo assédio moral por parte de seus superiores.

À FolhaWeb, o presidente da entidade, Flaviney Almeida, disse que os agentes estão sendo obrigados de realizarem cerca de quarenta visitas diárias em residências da capital, sendo que, segundo o Ministério da Saúde (MS), esse número não deve ultrapassar vinte e cinco visitas por dia.

Outra questão mencionada por ele é o impedimento de fazer reuniões com os membros sindicato. Nesse caso, os trabalhadores estariam sendo ameaçados de advertência e inclusão de falta na ficha dos trabalhadores.

“Queremos nos reunir com os membros do sindicato, porém a diretoria de Endemias nos impede, afirmando que levaremos falta e advertência. Somos prejudicados e, ao mesmo tempo, estamos sofrendo perseguição e assédio moral”, relatou.

O sindicalista disse ainda que mesmo com a realização campanhas contra o assédio moral no local de trabalho, não houve melhoras em relação à prática.

“Já tentamos conversar sobre essa situação, não somos cargos comissionados, estamos aqui aprovados a exercemos o nosso trabalho. Não existem melhorias e para por fim nisso, vamos registrar um boletim de ocorrência e uma denúncia no Ministério Público, para que a Prefeitura tome medidas cabíveis”, ressaltou.

Ele ressaltou também os riscos diários que os profissionais sofrem por conta da falta de apoio por parte do Executivo Municipal. “São inúmeros casos de assaltos que os agentes de endemias sofrem e não há nada que possa ser feito para recuperar esse prejuízo”, acrescentou Flaviney Almeida.

 

O OUTRO LADO

À FolhaWeb, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ressaltou seguir as recomendações do Ministério da Saúde (MS), no que diz respeito ao número de domicílios visitados pelos agentes de endemias da capital.

Já em relação a denúncia de assédio moral, a secretaria destacou que defende toda manifestação em favor da melhoria da qualidade do serviço e da valorização dos profissionais que atuam na rede municipal de saúde e que não impede que nenhum servidor participe de reuniões de sindicato, reforçando que “as reuniões devem ser marcadas sempre em horário oposto ao expediente para que não prejudique o serviço oferecido à população”.

Publicidade