Cotidiano

Água ‘com cor de café’ ainda preocupa moradores em Baliza

Problema persiste desde maio deste ano; famílias esperam a água clarear para poder usá-la

A possibilidade de uma torneira de café pode agradar algumas pessoas que são fãs da bebida quente, mas, na realidade, a situação não é tão legal como parece. Quem sabe disso são os moradores de São João da Baliza, região sul do Estado, que desde maio deste ano lidam com esse problema no dia a dia. Ao abrir a torneira, eles precisam aguardar muito até que a água comece a clarear.

Para Ivanira Silva, moradora do município, o problema acontece em toda a região e prejudica a realização de afazeres domésticos. Para lavar roupa, ela liga a máquina e espera até que a água suja pare de correr. Mesma coisa no banho. Para consumo e preparo de alimentos, Ivanira prefere comprar água mineral.

Ao questionar a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), responsável pela distribuição, a moradora recebeu a informação de que uma manutenção estaria sendo feita, o que influenciou na qualidade do serviço. “Mas todo dia tem manutenção? Todo dia a gente tem que ficar esperando a água suja sair, é muito tempo”, criticou.

“Sempre passamos por isso no verão e neste ano o problema piorou ainda mais, com inúmeras reclamações dos consumidores por conta da água suja e com forte odor que vinha chegando em nossas residências. A Caerr suspendeu o envio de água da barragem, passando a fornecer apenas água dos poços artesianos, porém os mesmos não suprem a demanda da cidade”, explica outro morador, Adelson Wendling.

Outro problema enfrentado pela população é a ausência completa da distribuição de água. Em algumas localidades não há o serviço durante o dia, somente à noite, com muitas pessoas precisando armazenar água na madrugada. Em outros, há falta de água por três dias diretos.

“Eles dizem que é porque os canos são muito antigos e estão entupidos, mas também não fazem nada para ajeitar”, reclama Ivanira. “Isso gera um desconforto muito grande na população, pois nem todos têm condições ou viabilidade para ter um poço artesiano em suas residências, e ficam à mercê dos serviços dessa empresa”, completou Adelson.

Os moradores disseram ainda que buscaram os órgãos de controle, como o Ministério Público Estadual e os de atendimento ao consumidor, e aguardam retorno.

“As pessoas pagam por esse desserviço e merecem o mínimo de respeito e consideração. Isso tem causado muito desconforto à população e muito prejuízo ao comércio local também”, frisou Adelson.

Caerr diz que não recebeu nenhuma reclamação

Por sua vez, a Caerr informou que até o momento não recebeu nenhuma reclamação sobre o abastecimento de água no município de São João da Baliza por meio da sua Central de Atendimento. No entanto esclarece que foi necessário realizar o serviço de manutenção corretiva na rede de água, localizada no bairro São Francisco, na sede do município por conta de uma rede estourada no bairro. 

“Desta forma foi informado aos moradores da localidade sobre a possibilidade de ocorrência de alguma situação pontual de mudança na cor da água, uma vez que as equipes realizaram os reparos na rede”, explica a Caerr.

O órgão reforçou ainda que as equipes trabalharam em regime de urgência e que o serviço já foi concluído e que no momento o fornecimento de água está normalizado e não há nenhum problema no sistema de tratamento.

“Para garantir a normalidade no serviço de abastecimento no município foram construídos mais dois poços que estão em fase de perfuração”, completou.

Por fim, a Caerr orientou os clientes que, em caso de dúvida ou reclamação, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, das 8h às 18h, o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android e IOS) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br. (P.C.)

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