Cotidiano

Água de poços da prefeitura está sendo vendida

De acordo com moradores do município, situação está ocorrendo há dois meses

Água de poços que pertencem à Prefeitura de Pacaraima está sendo comercializada entre moradores do município. De acordo com dois denunciantes que não quiseram se identificar, algumas pessoas estão enchendo caixas d’água com os poços artesianos e vendendo o equivalente a mil litros por R$ 50 há quase dois meses.

Pacaraima sofre com falta de água constantemente durante o período seco do Estado quase todos os anos. Por esse motivo, diversos poços foram construídos pela prefeitura para suprir a necessidade da população. Mas há quem se aproveite para tirar vantagem.

Em um vídeo, é possível ver caminhonetes enfileiradas com caixa d’água na parte traseira. Segundo os moradores, as pessoas que fazem isto estão revendendo água que deveria ser gratuita.

“Nos prejudica porque quem de fato necessita ir buscar água, tem que enfrentar uma fila com pessoas que já foram lá dez vezes. Da última vez, fui com dois baldes e vi um senhor que já havia passado por lá umas dez vezes encher caixa d’água”, contou um morador do município.

A situação se agrava porque o fornecimento que deveria ser oferecido pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) não é feito de forma regular.

“Tem casa que não recebe água já há três meses, mas tem outras que ainda têm. Depende do local. Aqui na minha, já passou uma semana sem água”, declarou outra moradora de Pacaraima.

REFORÇO – Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que está adotando medidas do plano de contingência para não deixar o município de Pacaraima desassistido. No sentido de garantir o acesso da população à água, foram feitios pontos de coleta em dois poços da Caerr.

A nota destaca ainda que companhia é contra a qualquer tipo de comercialização de água fora do permitido pela lei e a situação será levada às autoridades do município para que as providências legais sejam adotadas, caso seja comprovada alguma ilegalidade.

Conforme a companhia, na próxima quarta-feira, 17, será ativado mais um poço para reforçar o abastecimento no município. Ele foi perfurado no início de abril por meio de uma parceria entre a Caer e Exército Brasileiro.

O abastecimento foi reforçado na região com a utilização de caminhões-pipa para fazer o transporte de água bruta do rio Surumu. Outra solução estudada pela companhia é a ampliação da barragem que abastece a cidade de Pacaraima, obra que já foi objeto de convênio entre Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e o governo do Estado em 2011, mas não chegou a ser iniciada. O convênio foi encerrado em junho de 2018 sem que a obra fosse realizada.

Ainda segundo a nota, a expectativa é que com a chegada do inverno a situação seja resolvida por um tempo.

Publicidade