Cultura

Alunas do programa Abrindo Caminhos se apresentam no Teatro

Pequenas atrizes participam de ação social da Assembleia Legislativa e fizeram participação especial em espetáculo musical

Três alunas de teatro do Programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, fizeram na noite deste sábado (20) uma participação especial no espetáculo Era Uma Vez, no Teatro Municipal de Boa Vista. O musical infantil foi um convite à imaginação e fez uma viagem pelo mundo da fantasia. As personagens resgataram valores familiares e as brincadeiras de criança que existiam antes da era digital.

A diretora, Kaline Barroso, explicou que quando recebeu o convite para fazer o espetáculo, pensou que nada melhor do que as próprias crianças serem protagonistas de um musical infantil. “O texto mostra como as crianças estão mais voltadas hoje para tecnologia que para brincadeiras que trabalham o imaginário. Esse é um espetáculo para resgatar o imaginário infantil”, explicou.

A relação com o palco foi fundamental para que tudo saísse conforme o planejado. “Todos os alunos do Abrindo Caminhos são competentes e esforçados. Quando elas entraram no palco, era como se fosse eu, aliás, elas estrearam neste palco do teatro municipal, antes da professora”, brincou.

Antes de entrar em cena as três participantes estavam tensas, mas empolgadas. A atriz Sâmara Soares, de 11 anos, faz aulas de teatro há pouco mais de um ano. “Essa apresentação é um sonho, porque nunca pensei que um dia eu poderia me apresentar aqui neste teatro. Estou muito feliz!”.

A atriz Brenda Teixeira, de 10 anos, faz questão de mostrar a lição que aprendeu com a história que interpretou. “A minha personagem é uma criança que fica brincando de vídeo game e assistindo TV, e quando falta energia, fica perdida, sem saber o que fazer, e é isso que nos faz ir em busca de novas brincadeiras”.

A atriz mirim Selena Emanuele da Silva, de 11 anos, viveu a adrenalina que o teatro proporciona antes de entrar em cena. “Antes da apresentação temos nos preparar, então tem que ter tudo na hora, é uma correria, mas muita emoção, e tudo dá certo no final”, disse, ao salientar que interpreta uma personagem amorosa, mas medrosa, que sempre que o melhor dos amigos.

ABRINDO CAMINHOS – Para disseminar esta expressão artística no Estado, a Assembleia Legislativa de Roraima oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, por meio do Programa Abrindo Caminhos. Somente na capital, o programa atende a cerca de 150 alunos.

Quem tiver interesse nas atividades do programa pode procurar a sede da unidade. Em Boa Vista, o Abrindo Caminhos está localizado na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará. Mais informações pelo 0800 095 0047. As aulas de teatro também são disponibilizadas em núcleos da Assembleia Legislativa no Interior do Estado.